terça-feira, junho 23, 2026
Início Site Página 9

Escola Alda Viana abre inscrições para projeto esportivo com aulas gratuitas de futsal em Igarapé

0

Estão abertas as inscrições para o Projeto Esporte e Futuro Alda Viana, que vai oferecer aulas gratuitas de futsal na quadra da Escola Municipal Alda Viana de Souza, localizada no bairro Resplendor, em Igarapé.

A iniciativa é voltada para crianças e adolescentes de 6 a 16 anos, contemplando tanto alunos da unidade quanto jovens da comunidade. As aulas serão realizadas de segunda a quinta-feira, a partir das 16h30, com o objetivo de incentivar a prática esportiva e fortalecer a convivência entre os participantes no contraturno escolar.

As inscrições devem ser feitas presencialmente na escola. Para participar, é necessário apresentar foto 3×4, comprovante de endereço, RG ou certidão de nascimento e declaração escolar.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (31) 3534-5649 e (31) 99283-0413.

Segundo o secretário municipal de Esporte e Lazer, Vinícius, o projeto representa mais uma oportunidade de desenvolvimento para crianças e adolescentes do município. “O esporte é uma ferramenta importante para o desenvolvimento dos jovens. Com esse projeto, queremos incentivar a prática esportiva, promover disciplina e oferecer mais oportunidades para as crianças e adolescentes da nossa cidade”, destacou.

A Escola Municipal Alda Viana de Souza é uma das unidades mais novas da rede municipal de ensino de Igarapé e atende estudantes do 1º ao 5º ano em tempo integral. A estrutura conta com 12 salas de aula climatizadas, duas quadras cobertas, três laboratórios, biblioteca, refeitório, playground, área multiuso, estacionamento, espaços de convivência e ambientes acessíveis, além de recursos voltados à segurança.

Governo de Minas anuncia novo concurso para o Corpo de Bombeiros com 342 vagas

0
Bombeiros retomam buscas por desaparecidos em Brumadinho — Foto: Divulgação/Cobom

O Governo de Minas anunciou, nesta sexta-feira (13), que publicará na próxima segunda-feira (16) o edital de um novo concurso público para o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). Ao todo, serão oferecidas 342 vagas.

As oportunidades estão distribuídas entre 321 vagas para o Curso de Formação de Soldados (CFSd) e 21 vagas para o Curso de Formação de Oficiais (CFO). As inscrições ocorrerão entre maio e junho, com datas e detalhes que serão divulgados no edital.

O anúncio foi feito pelo vice-governador Mateus Simões durante a formatura de 279 militares da turma Miguel Arcanjo, do Curso de Formação de Soldados 2025/2026, da qual ele foi paraninfo.

Segundo Simões, o governo tem realizado concursos anuais para fortalecer o efetivo da corporação no estado.

“Nós apoiamos incansavelmente o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Esse é um grande concurso e o nosso propósito é manter a corporação com o maior número de militares possível. Por isso, desde 2021 nós fazemos concursos anuais aqui em Minas”, afirmou.

O vice-governador também destacou o aumento da participação feminina na nova turma formada. De acordo com ele, 27% dos militares são mulheres, percentual superior ao limite anterior de 10%.

“Este é um dos aspectos que mais me deixa orgulhoso: vencemos a limitação dos 10% da presença de mulheres. Esta turma tem 27%, e tenho certeza que irá crescer ainda mais. A presença das mulheres é muito importante no meio militar, pois a população se sente ainda mais segura”, disse.

Para a comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, coronel Jordana Daldegan, o avanço representa um passo importante para a igualdade dentro do serviço público.

“Isso só fortalece a equidade ao serviço público e reafirma que talento, dedicação e coragem não têm gênero. Além disso, lugar de mulher, obviamente, é onde ela quiser”, afirmou.

PRF prende homem com mandado por estupro de vulnerável após fuga na BR-381

0

Um homem de 36 anos, procurado pela Justiça, foi preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na tarde deste domingo (15), na BR-381, em Betim.

De acordo com a PRF, a prisão ocorreu após o condutor de um veículo VW Voyage desobedecer a uma ordem de parada e tentar fugir em alta velocidade pela rodovia.

Os policiais iniciaram um acompanhamento tático que se estendeu por cerca de 12 quilômetros. Durante a tentativa de fuga, o motorista abandonou o veículo e tentou escapar a pé, mas foi alcançado e detido pela equipe.

Após consulta aos sistemas de Segurança Pública, os agentes constataram a existência de um mandado de prisão em aberto contra o homem pelo crime de estupro de vulnerável, expedido pela Comarca de Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

O suspeito foi detido e encaminhado para a Central de Flagrantes da Polícia Civil em Betim.

Prefeitura anuncia desconto no IPTU e condição especial para regularização de dívidas

0
Imagem aérea de São Joaquim de Bicas. PMSJB

Moradores de São Joaquim de Bicas têm a oportunidade de economizar no pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) deste ano. A Prefeitura anunciou condições especiais para quem quitar o imposto antecipadamente ou regularizar débitos atrasados.

De acordo com a administração municipal, os contribuintes que efetuarem o pagamento do IPTU até o dia 10 de abril terão 20% de desconto no valor total do imposto. A medida busca incentivar a quitação antecipada e facilitar o planejamento financeiro das famílias.

Além disso, quem possui débitos de IPTU de anos anteriores também poderá aproveitar uma condição especial de regularização. Segundo a prefeitura, quem negociar ou quitar as pendências até o dia 31 de março terá 70% de desconto sobre multas e juros.

A iniciativa é vista como uma oportunidade para que moradores coloquem a situação fiscal em dia pagando valores reduzidos.

Como emitir a guia

A guia para pagamento do IPTU pode ser emitida de diferentes formas:

A orientação da prefeitura é que os contribuintes não deixem para a última hora, evitando filas e possíveis imprevistos.

São Joaquim de Bicas será representada na final do Campeonato Mineiro de Karatê

0
Preparação intensa para a 2ª etapa do Campeonato Mineiro de Karatê em São Joaquim de Bicas! Foto: Rubens Ribeiro – Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo

O município de São Joaquim de Bicas sediou, no último domingo (08), a 2ª etapa do Campeonato Mineiro de Karatê, reunindo atletas de diversas regiões de Minas Gerais. Ao todo, 276 atletas, representando 39 academias de 21 cidades, participaram da competição, que transformou a cidade em um grande palco do esporte.

O evento foi marcado por disputas emocionantes e um verdadeiro show nos tatames. Com excelente desempenho, São Joaquim de Bicas conquistou o título de campeã geral da etapa, somando 13 medalhas de ouro, 6 de prata e 6 de bronze. O resultado garante ao município uma vaga na final do campeonato, que será realizada no mês de maio, na cidade de Uberlândia.

A competição contou ainda com a presença de representantes do Governo de Minas Gerais e do Governo Federal, representantes da Federação Mineira de Karatê, professores da Academia Gênesis de São Joaquim de Bicas, além do prefeito Matheus Resende e do vice-prefeito Arnaldo Batista, que prestigiaram os atletas e destacaram a importância do incentivo ao esporte no município.

Para o Prefeito Matheus Resende “Sediar esse evento mais uma vez reforça o compromisso com o desenvolvimento do esporte, valorizando atletas locais e promovendo a integração entre cidades.”

Agora, os atletas de São Joaquim de Bicas seguem em preparação para a grande final do Campeonato Mineiro de Karatê, levando o nome da cidade e representando com orgulho o município na disputa estadual.

 

Vereador João Vitor viabiliza mais de R$ 750 mil em recursos para São Joaquim de Bicas

0

Em pouco mais de um ano de mandato, o vereador João Vitor Batista já articulou a destinação de mais de R$ 750 mil em recursos para o município de São Joaquim de Bicas. Os investimentos foram viabilizados por meio de articulação política e parcerias institucionais voltadas ao fortalecimento de serviços públicos e ao desenvolvimento local.

Entre os resultados já conquistados estão R$ 500 mil destinados à área da saúde, além da entrega de uma caminhonete Fiat Toro 4×4, avaliada em aproximadamente R$ 270 mil, que deverá contribuir para ampliar o suporte a serviços e atividades no município.

Segundo o vereador, os recursos foram obtidos por meio de articulação com o deputado federal Pedro Aihara, além de parceria institucional com a EMATER-MG, órgão que atua no apoio técnico ao desenvolvimento rural e à agricultura familiar em Minas Gerais.

Outro ponto destacado pelo parlamentar é a relação entre os resultados alcançados e os custos de funcionamento do gabinete. De acordo com ele, o custo total do gabinete ao longo dos quatro anos de legislatura gira em torno de R$ 700 mil, valor que já foi praticamente equiparado pelos recursos conquistados em pouco mais de um ano de trabalho.

Para o vereador, os números representam um compromisso com a transparência e com a entrega de resultados concretos à população.

Mais de 800 óculos são entregues a moradores de São Joaquim de Bicas após atendimentos oftalmológicos

0

Moradores de São Joaquim de Bicas receberam, nesta quinta-feira (5), mais de 800 óculos de grau em uma ação realizada pela prefeitura no município. Os beneficiários haviam passado por exames de vista anteriormente durante atendimentos realizados pelo ônibus oftalmológico do ICISMEP, que esteve na cidade no início de janeiro.

A entrega ocorreu após a etapa de consultas e avaliação oftalmológica realizadas na unidade móvel, que ofereceu atendimento gratuito à população. Com a prescrição definida, os óculos foram confeccionados e disponibilizados aos pacientes.

Segundo a administração municipal, a iniciativa busca ampliar o acesso aos serviços de saúde e garantir que moradores tenham acesso ao cuidado com a saúde visual.

A ação integra as estratégias da prefeitura para fortalecer a rede de atendimento e ampliar serviços de prevenção e cuidado com a população.

De acordo com o município, ações como essa contribuem para melhorar a qualidade de vida dos moradores, ao facilitar o acesso a serviços essenciais de saúde e promover mais bem-estar para a população.

Prefeitura de São Joaquim de Bicas anuncia ampliação da iluminação pública com tecnologia LED

0

A Prefeitura de São Joaquim de Bicas anunciou nesta quarta-feira (4) um programa de ampliação da iluminação pública com tecnologia LED em diversas vias do município. A iniciativa foi divulgada pelo prefeito Matheus Resende e prevê a instalação de novos pontos de iluminação em trechos considerados estratégicos para a mobilidade urbana.

Entre os locais contemplados está a Estrada das Carretas, uma das rotas com maior circulação de veículos de grande porte na cidade. A intervenção busca melhorar a visibilidade no período noturno e aumentar a segurança de motoristas e pedestres que utilizam a via.

De acordo com o prefeito, diversos pontos do município ainda enfrentam falta de iluminação adequada, o que impacta diretamente a segurança e a rotina da população.

“A realidade de quem trafega por diversos trechos da nossa cidade, à noite, é simples e dura: escuridão total. E estrada escura significa mais acidentes, menos segurança e uma rotina ainda mais difícil para quem sai cedo ou volta tarde do trabalho, da escola, da faculdade ou de um atendimento de saúde. Por isso, hoje demos mais um passo importante”, afirmou.

Segundo a prefeitura, o projeto inclui a iluminação de trechos entre Igarapé e a região de Nossa Senhora da Paz (Farofa), além de pontos que ligam os bairros Vila Rica e Belo Vale, Fazendinha São Miguel e Açoita Cavalo, Pedra Branca e Fernando Costa.

A primeira fase também contempla a Estrada das Carretas, no trecho entre a Rua Espírito Santo e a Estrada Beira Rio, no sentido do bairro Primavera, além da Avenida Márcia Antônia.

De acordo com a administração municipal, o prazo estimado para execução das obras é de seis meses. O investimento previsto é de mais de R$ 1,1 milhão em recursos próprios do município. O projeto contará ainda com acompanhamento técnico e divulgação das etapas durante a execução.

Prefeitura de Igarapé distribui kits escolares; veja o que vem em cada kit

0

Alunos da rede municipal de ensino de Igarapé receberam kits de materiais escolares preparados pela prefeitura para o ano letivo. A distribuição começou em 26 de fevereiro e contemplou estudantes da educação infantil, do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Os kits foram adquiridos com recursos próprios do município e organizados de acordo com as necessidades pedagógicas de cada etapa escolar. Ao todo, foram montados sete tipos diferentes de kits, elaborados considerando as particularidades do desenvolvimento e da fase de aprendizagem dos estudantes.

Entre os itens distribuídos estão cadernos, lápis, borrachas, canetas, tesouras sem ponta, giz de cera, tintas, réguas, estojos, garrafas para água e mochilas, variando conforme o nível de ensino.

A secretária municipal de Educação, Sandra Prado, afirmou que a iniciativa busca garantir igualdade de condições de aprendizado aos estudantes da rede pública.

“Cada kit foi pensado com muito cuidado para atender às necessidades de cada faixa etária. Nosso objetivo é garantir que todos os alunos tenham igualdade de condições para aprender, sem que as famílias precisem arcar com esse custo. É um investimento na educação e no futuro dos nossos estudantes”, afirmou.

De acordo com a prefeitura, os materiais foram distribuídos diretamente nas unidades escolares da rede municipal, seguindo cronograma definido pela Secretaria de Educação.

Composição dos kits escolares

KIT 01 – Criança de 0 a 1 ano

  • 01 Caderno de Registro Cotidiano
  • 01 Mochila tamanho P

KIT 02 – Crianças de 2 anos

  • 01 Caderno de Registro Cotidiano
  • 01 Caixa de giz de cera com 6 cores
  • 02 Cadernos de Desenho – tamanho A4
  • 01 Garrafa para água pequena squeeze escolar
  • 01 Mochila tamanho P

KIT 03 – Crianças de 3 anos

  • 01 Apontador jumbo
  • 02 Borrachas para lápis na cor branca
  • 01 Caderno de Registro Cotidiano
  • 01 Lápis de cor jumbo triangular com 12 cores
  • 03 Lápis para escrita preto nº 2 jumbo
  • 01 Cola branca líquida 110 g
  • 01 Tesoura sem ponta (lâmina em aço inox 5″)
  • 02 Cadernos brochurão
  • 01 Caderno brochurão com pauta numerada (1,2,3)
  • 01 Caixa de giz de cera com 6 cores
  • 01 Garrafa para água pequena squeeze escolar
  • 01 Porta-lápis escolar do aluno
  • 01 Mochila tamanho P

KIT 04 – Crianças de 4 e 5 anos

  • 01 Apontador jumbo
  • 01 Caderno de Registro Cotidiano
  • 01 Lápis de cor jumbo triangular com 12 cores
  • 01 Cola branca líquida 110 g
  • 01 Tesoura sem ponta (lâmina em aço inox 5″)
  • 01 Caderno de Desenho – tamanho A4
  • 02 Borrachas para lápis na cor branca
  • 03 Lápis para escrita preto nº 2 jumbo
  • 03 Cadernos brochurão com pauta numerada (1,2,3)
  • 01 Caixa de gizão de cera com 12 cores
  • 01 Garrafa para água pequena squeeze escolar
  • 01 Conjunto de caneta hidrográfica com 12 cores
  • 01 Porta-lápis escolar do aluno
  • 01 Massa de modelar
  • 01 Tinta guache
  • 01 Pincel chato nº 14
  • 01 Mochila tamanho P

KIT 05 – 1º, 2º e 3º ano

  • 01 Apontador com depósito para lápis (retangular)
  • 01 Caixa de lápis de cor com 12 cores
  • 01 Cola branca líquida 110 g
  • 02 Borrachas para lápis na cor branca
  • 01 Tesoura sem ponta (lâmina em aço inox 5″)
  • 04 Lápis para escrita preto nº 2
  • 01 Régua escolar
  • 01 Conjunto de caneta hidrográfica
  • 01 Régua geométrica
  • 06 Cadernos brochurão
  • 01 Caderno de Desenho – tamanho A4
  • 01 Caixa de gizão de cera com 12 cores
  • 01 Garrafa para água pequena squeeze escolar
  • 01 Porta-lápis escolar do aluno
  • 01 Mochila tamanho G

KIT 06 – 4º e 5º ano

  • 01 Apontador com depósito para lápis (retangular)
  • 01 Caixa de lápis de cor com 12 cores
  • 01 Cola branca líquida 110 g
  • 04 Borrachas para lápis na cor branca
  • 01 Tesoura sem ponta (lâmina em aço inox 5″)
  • 04 Lápis para escrita preto nº 2
  • 02 Canetas esferográficas azuis
  • 01 Caneta esferográfica preta
  • 01 Caneta esferográfica vermelha
  • 01 Régua escolar
  • 01 Régua geométrica
  • 01 Esquadro graduado de 45°
  • 01 Esquadro graduado de 60°
  • 01 Transferidor graduado de 360°
  • 06 Cadernos espiral
  • 01 Caderno de Desenho – tamanho A4
  • 01 Garrafa para água pequena squeeze escolar
  • 01 Porta-lápis escolar do aluno
  • 01 Mochila tamanho G

KIT 07 – EJA (Educação de Jovens e Adultos)

  • 01 Agenda escolar permanente
  • 01 Apontador escolar
  • 04 Borrachas escolares
  • 05 Cadernos espiral
  • 05 Lápis para escrita preto nº 2
  • 04 Canetas esferográficas azuis
  • 01 Caneta esferográfica preta
  • 01 Caneta esferográfica vermelha
  • 01 Régua escolar 30 cm
  • 01 Cola em bastão 10 g
  • 01 Garrafa para água
  • 01 Porta-lápis escolar do aluno
  • 01 Pasta grande

 

Igarapé ganha nova escola com ensino em tempo integral no bairro Resplendor

0

A Prefeitura de Igarapé inaugura nesta sexta-feira (6), às 9h, a Escola Municipal Alda Viana de Souza, localizada na Rua Esmeralda, nº 331, no bairro Resplendor. A nova unidade atenderá alunos do 1º ao 5º ano em regime de ensino integral e passa a integrar o conjunto de escolas que serão entregues no município.

Segundo a administração municipal, a escola foi construída com estrutura considerada moderna e acessível. O prédio conta com 12 salas de aula climatizadas, duas quadras cobertas, três laboratórios, biblioteca, refeitório, playground, área multiuso, estacionamento e espaços de convivência. Também possui setores administrativos completos e projeto de prevenção e combate a incêndio.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Sandra Prado, a nova unidade foi planejada para ampliar a oferta de ensino com estrutura adequada. “Estamos entregando uma escola pensada para oferecer qualidade no ensino, com estrutura adequada, acessível e preparada para o desenvolvimento dos nossos alunos. Esse é um investimento direto no futuro das nossas crianças e de toda a cidade”, afirmou.

A prefeitura informou ainda que outras unidades escolares deverão ser inauguradas nos próximos meses. No bairro Cidade Nova, a Escola Municipal Alcina Alves da Rocha terá 13 salas climatizadas, ensino em tempo integral, três laboratórios multiuso e de informática, biblioteca, quadra coberta, refeitório, áreas administrativas, playground, espaço multiuso e estacionamento.

Já no bairro Novo Horizonte, a Escola Municipal de Educação Infantil Maria Cândida contará com salas climatizadas, refeitório, cozinha, lavanderia, playground, espaço multiuso, quadra descoberta, banheiros acessíveis e áreas administrativas.

A construção da Escola Municipal Alda Viana de Souza integra o programa Mãos Dadas, iniciativa voltada ao fortalecimento da educação básica e à ampliação da infraestrutura escolar no município.

Com a entrega da unidade no Resplendor e das demais previstas, a prefeitura afirma que pretende ampliar o acesso da população à rede pública de ensino em diferentes regiões da cidade.

Últimas Notícias