terça-feira, junho 23, 2026
Início Site Página 10

São Joaquim de Bicas anuncia ampliação da Linha Azul do Expressinho 0800

0
Foto: Prefeitura de São Joaquim de Bicas

O prefeito de São Joaquim de Bicas, Matheus Resende, anunciou nesta sexta-feira (27) a ampliação da Linha Azul do Expressinho 0800, transporte municipal gratuito da cidade. A nova rota começa a operar a partir de segunda-feira, 2 de março.

Segundo o prefeito, a mudança atende a uma reivindicação antiga de moradores. “Atendendo a um pedido antigo dos moradores, a partir desta segunda-feira, dia 2 de março, a Linha Azul do Expressinho 0800 será ampliada e passa a contar com uma nova rota. Mais mobilidade, mais acesso e mais qualidade de vida para quem depende do transporte público todos os dias. Seguimos ouvindo a população e transformando pedidos em ação”, afirmou.

De acordo com a prefeitura, o novo trajeto passa diretamente pelo bairro São José, no sentido Farofa. O itinerário entra à direita na Rua 07, no bairro Recanto do Sol, segue à esquerda na Rua 12 e novamente à esquerda na Rua 08, retornando para a estrada principal.

Na sequência, o ônibus passa pelo trevo da Rua 01, no bairro Montreal. Já no bairro São José, entra na Rua Antônio Martins Figueiredo, vira à direita na Rua Pedro de Almeida e novamente à direita na Rua Conceição Maria Patrocínio, saindo na Rua Bom Jesus e retomando a estrada principal, atendendo novamente o bairro Belo Vale.

Com a ampliação, a administração municipal afirma que busca garantir mais mobilidade, ampliar o acesso ao transporte público gratuito e melhorar a qualidade de vida da população que utiliza o serviço diariamente.

A prefeitura não informou se haverá alteração nos horários da Linha Azul nem se a frota será ampliada com a nova rota.

Com solenidade, corrida e shows, Igarapé marca 63 anos de emancipação

0

Igarapé comemorou, no último fim de semana, 63 anos de emancipação política com uma programação especial realizada na Praça Miguel Henriques da Silva, no Centro. As atividades ocorreram no sábado (28) e no domingo (1º), organizadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.

No sábado, a agenda começou às 9h com a Praça de Lazer, que seguiu até as 12h. Às 9h30, foi realizado o aulão de dança do Projeto Movimenta. Após intervalo entre 12h e 14h, a programação foi retomada com nova edição da Praça de Lazer, das 14h às 17h. O encerramento do dia ocorreu às 17h, com show do Forrozeiro Zé Istim.

No domingo (1º), data oficial do aniversário do município, a programação teve início às 7h, com solenidade cívica. Às 8h, foi realizada a Corrida Especial de 63 anos. A premiação ocorreu às 9h30. As comemorações foram encerradas às 10h30 com apresentação do Pagode do Viterbo.

As atividades foram abertas ao público e concentradas na praça central da cidade.

Guto Resende anuncia encontro partidário do PRD em Igarapé; veja a data

0

O ex-prefeito de São Joaquim de Bicas, Guto Resende, promove na proxima segunda-feira, dia 2 de março, um encontro partidário do PRD (Partido Renovação Democrática) na cidade de Igarapé. O evento será realizado às 19h, no Clube Bellagio, localizado na Avenida Professor Clóvis Salgado, 2200, no bairro Cidade Clube Residência.

A iniciativa tem como objetivo reunir apoiadores, lideranças e moradores da região para dialogar sobre o cenário político, ouvir as demandas da população e fortalecer o projeto político do grupo.

Segundo Guto Resende, o encontro será um momento de escuta e construção coletiva. A proposta é aproximar a população das discussões e ampliar a participação popular nas decisões e projetos voltados ao futuro da cidade e da região.

O evento é aberto ao público e deve contar com a presença de lideranças políticas, representantes partidários e moradores interessados em contribuir com o debate.

O encontro marca mais um movimento de articulação política liderado por Guto Resende, que segue ativo no cenário regional após sua gestão à frente da Prefeitura de São Joaquim de Bicas.

Maior empresa de reciclagem de veículos do Brasil é inaugurada em Igarapé pelo Grupo SADA

0

No ano em que comemora cinco décadas de história, o Grupo SADA expande sua atuação e inaugura, hoje, a Igarapé Reciclagens (IGAR). Pioneira, a iniciativa disponibiliza, em Minas Gerais, tecnologia de ponta para implantação da primeira recicladora integrada de veículos do Brasil e maior empresa do tipo no país. Com investimento de R$ 200 milhões, a empresa tem capacidade industrial para processar até 300 mil unidades por ano.

Instalada em Igarapé, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a IGAR vai reciclar veículos em fim de vida útil, fora de circulação por tempo de uso ou com perda total. A estrutura permite separar cada material dos veículos – como fluidos, aço, vidro e borracha – e direcioná-los para reciclagem especializada. Trata-se de um novo passo do Grupo SADA na economia circular, modelo que busca reduzir ao máximo o desperdício.

No setor automotivo, isso significa utilizar peças e componentes de automóveis no fim da vida útil para serem reaproveitados por outras atividades, como é o caso da sucata decorrente da trituração dos veículos pela indústria do aço. Com a novidade, o Grupo SADA ainda se fortalece em diferentes etapas da cadeia automotiva, pois, hoje, também está presente desde a PDI (inspeção pré-entrega), passando por acessorização, armazenagem, movimentação, controle de estoque, até a entrega final dos veículos, por exemplo.

O empreendimento consolida um novo hub de sustentabilidade, alinhado ao programa Mover, do governo federal, que é focado na eficiência energética e na inovação tecnológica nesse mercado. “A IGAR materializa, na prática, as diretrizes do Mover, da economia circular, da reciclagem, da descarbonização e da logística reversa. O projeto consolida mais de duas décadas de estudos contínuos, desenvolvidos em parceria com players do setor automotivo, e está preparado para certificar a reciclabilidade de milhares de veículos obsoletos.
A iniciativa contribui diretamente para um futuro mais limpo e para a melhoria do ambiente”, afirma o presidente do Grupo SADA, Vittorio Medioli.

Comercial de São Joaquim de Bicas vence na estreia do Campeonato Classista 2026

0

O Campeonato Classista 2026 começou no último fim de semana com a participação de 28 clubes de todo o estado. Entre os representantes está o Comercial, tradicional equipe de São Joaquim de Bicas, que iniciou sua trajetória na competição com vitória.

A estreia aconteceu no sábado (21), no Estádio Antero Ângelo, em São Joaquim de Bicas, onde o Comercial enfrentou o Campolina diante da torcida local. Em campo, a equipe mostrou força e garantiu o resultado positivo ao vencer por 2 a 1.

Com o resultado, o Comercial larga na frente e soma seus primeiros pontos no torneio, considerado uma das mais tradicionais competições do futebol amador estadual.

O Campeonato Classista reúne equipes de diversas cidades e é conhecido por revelar talentos e movimentar o futebol regional. A vitória na estreia reforça a expectativa de uma boa campanha do Comercial na edição deste ano.

A equipe volta a campo nas próximas semanas, dando sequência à disputa em busca da classificação para as fases seguintes.

Comunidade Indígena Naô Xohã recebe ação de vacinação e orientação em saúde

0

Na última terça-feira (24), a Secretaria Municipal de Saúde promoveu uma ação voltada à promoção e prevenção em saúde na Comunidade Indígena Naô Xohã em São Joaquim de Bicas.

Durante a ação, a equipe realizou a verificação e atualização dos cartões de vacinação dos moradores. A atualização vacinal é considerada uma das principais estratégias de prevenção, especialmente em comunidades que enfrentam maior dificuldade de acesso aos serviços regulares.

Além disso, foi promovida uma palestra voltada à saúde da mulher, com orientações sobre a prevenção do câncer de mama e do colo do útero. A equipe destacou a importância da realização de exames preventivos, do diagnóstico precoce e do autocuidado como medidas fundamentais para reduzir os riscos e ampliar as chances de tratamento eficaz.

A ação também incluiu acompanhamento nutricional da população, com a pesagem dos moradores e orientações relacionadas à saúde e qualidade de vida. Esse monitoramento contribui para a identificação de possíveis riscos nutricionais e permite o desenvolvimento de estratégias de cuidado mais adequadas à realidade da comunidade.

Betim recebe nova corrida de rua com provas de 6 km,10 km, caminhada e categoria infantil; veja a data

0

Betim recebe, no dia 19 de abril, uma nova corrida de rua que contará com provas nas distâncias de 6 quilômetros e 10 quilômetros, além de caminhada e corrida kids. O evento será promovido pela plataforma TBH Esportes em parceria com uma rede de supermercados que atua no município e na região.

A concentração será realizada a partir das 7h, na Praça do Encontro, no bairro Jardim da Cidade. A largada da prova de 6 quilômetros está prevista para as 8h. Em seguida, às 8h30, acontece a corrida de 10 quilômetros. A caminhada terá início às 9h30 e, às 10h, será realizada a corrida destinada ao público infantil.

De acordo com a organização, todos os participantes receberão medalha ao final das provas. Também haverá premiação com troféu e medalha especial para os cinco primeiros colocados na classificação geral, nas categorias masculina e feminina, nas distâncias de 6 km e 10 km.

As inscrições estão abertas e devem ser feitas pelo site www.tbhesportes.com.br/corridasuperluna. Os inscritos terão direito a camisa e kit atleta. O valor do primeiro lote é de R$ 180.

O evento integra o calendário esportivo local e reúne diferentes modalidades, contemplando corredores e participantes de várias faixas etárias.

Banco de Empregos de São Joaquim de Bicas realiza mutirão com 30 oportunidades de trabalho

0
Banco de Emprego de São Joaquim de Bicas. Foto: Divulgação/PMSJB

A Prefeitura de São Joaquim de Bicas promove, no dia 24 de fevereiro de 2026, mais um mutirão de entrevistas por meio do Banco de Empregos do município. A ação acontece em parceria com a Granja Brasília e disponibiliza 30 vagas para quem busca uma nova oportunidade no mercado de trabalho.

O atendimento será realizado na sede do Banco de Empregos, localizada na Avenida José Gabriel de Rezende, 340, bairro Tereza Cristina. A distribuição de senhas terá início às 9h, e a orientação é que os candidatos compareçam com RG, CPF, carteira de trabalho e currículo atualizado para participar do processo seletivo.

A iniciativa reforça o compromisso da administração municipal com a geração de emprego e renda, ampliando o acesso da população às oportunidades formais de trabalho e fortalecendo o desenvolvimento econômico de São Joaquim de Bicas.

Perdeu a carteira de identidade no Carnaval? Saiba como solicitar a segunda via nas UAIs

0

Os cidadãos que perderam sua Carteira de Identidade Nacional (CIN) durante o Carnaval podem solicitar a segunda via com segurança e facilidade em Minas Gerais. A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) disponibiliza canais digitais e atendimento presencial nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs).

A solicitação da nova via pode ser feita de forma prática pelo MG App, pelo Portal MG (www.mg.gov.br) ou presencialmente em uma UAI, mediante agendamento prévio feito gratuitamente nesses mesmos canais. O cidadão que perdeu, teve o documento furtado ou roubado deve ficar atento aos procedimentos específicos para cada situação.

A medida reforça o compromisso do Governo de Minas em oferecer serviços públicos acessíveis, digitais e eficientes, garantindo mais segurança e comodidade à população.

Segunda via de documentos perdidos

Nos casos de perda, é necessário solicitar a segunda via da Carteira de Identidade Nacional pelos canais oficiais. Nessa situação, há cobrança da taxa de emissão do documento.

Gratuidade em caso de furto ou roubo mediante B.O.

Quando o documento for furtado ou roubado, o cidadão deve registrar o Boletim de Ocorrência junto à Polícia Civil de Minas Gerais em até 60 dias da data do fato. A apresentação do boletim é obrigatória para assegurar o direito à gratuidade da segunda via da identidade.

Como fazer a solicitação

O serviço está disponível nos seguintes canais digitais:

  • MG App;
  • Portal Cidadão MG.

Ou com atendimento presencial em uma das 60 UAIs no dia e no horário marcados, apresentando a documentação necessária:

  • Certidão de nascimento ou casamento
  • Boletim de Ocorrência, nos casos de furto ou roubo

Em casos de urgência comprovada, é possível solicitar o agendamento excepcional por meio do “Fale Conosco”, disponível neste link.

Primeira via da CIN é gratuita

A primeira emissão da Carteira de Identidade Nacional é gratuita. A cobrança de taxa ocorre apenas nos casos de solicitação de segunda via que não estejam relacionados a furto ou roubo comprovados por Boletim de Ocorrência.

Pelo segundo ano consecutivo, São Joaquim de Bicas conquista o Selo Ouro na Educação

0

São Joaquim de Bicas foi reconhecido, pelo segundo ano consecutivo, com o Selo Ouro no Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, uma premiação do Ministério da Educação (MEC) que valoriza os esforços das secretarias estaduais e municipais na garantia da alfabetização na idade certa.

O selo foi instituído pelo Decreto nº 12.191, de 20 de setembro de 2024, e tem como finalidade reconhecer o cumprimento das metas de alfabetização estabelecidas no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), além de destacar o engajamento das redes de ensino na implementação de políticas públicas eficazes e inclusivas.

Os municípios e estados que superaram as metas de alfabetização recebem o Selo Ouro, com as primeiras entregas baseadas nos resultados alcançados ao longo de 2025.

A avaliação considera dimensões como:

  • A institucionalização e implementação da política de alfabetização em consonância com o CNCA;
  • A formação continuada de professores e gestores;
  • A distribuição de materiais didáticos complementares voltados à alfabetização.

A conquista reflete o trabalho sério, integrado e contínuo da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com gestores, professores, equipes pedagógicas e demais servidores que atuam diariamente nas escolas. Esse esforço coletivo demonstra o comprometimento em oferecer uma educação pública cada vez mais inclusiva, eficiente e transformadora.

“Esse reconhecimento nacional demonstra que estamos no caminho certo, construindo a educação que queremos para que São Joaquim de Bicas seja referência em educação no Estado de Minas Gerais”, comemora o prefeito Matheus Resende.

Com mais esse reconhecimento, São Joaquim de Bicas consolida-se como referência regional e reafirma seu compromisso com a qualidade do ensino e com o futuro de suas crianças.

Últimas Notícias