terça-feira, março 5, 2024
Início Site

Saúde antecipa vacinação contra gripe; campanha começa em 25 de março

0

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe vai começar no dia 25 de março. Em nota, o Ministério da Saúde informou que a imunização, tradicionalmente realizada entre os meses de abril e maio, foi antecipada este ano em razão do aumento da circulação de vírus respiratórios no país.A pasta informou ainda ter negociado a entrega antecipada das doses, que estão previstas para serem distribuídas aos estados das regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul a partir do dia 20 de março. Municípios do Norte já realizaram a imunização entre novembro e dezembro do ano passado, atendendo às particularidades climáticas da região.

De acordo com o ministério, a vacina previne contra os vírus que geralmente começam a circular no país nos meses de maio, junho e julho. Nessa quarta-feira (29), a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, disse que a pasta vem observando uma antecipação da circulação de vírus respiratórios no Brasil.

A dose utilizada é a trivalente e, portanto, conta com três tipos de cepas combinadas, protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil. A estimativa do ministério é que 75 milhões de pessoas sejam imunizadas. A pasta informa que a vacina influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação.

Público-alvo

– Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;

– Crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos;

– Trabalhadores da saúde;

– Gestantes;

– Puérperas;

– Professores dos ensinos básico e superior;

– Povos indígenas;

– Idosos com 60 anos ou mais;

– Pessoas em situação de rua;

– Profissionais das forças de segurança e de salvamento;

– Profissionais das Forças Armadas;

– Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade);

– Pessoas com deficiência permanente;

– Caminhoneiros;

– Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso);

– Trabalhadores portuários;

– Funcionários do sistema de privação de liberdade;

– População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).

Crianças que vão receber o imunizante pela primeira vez devem tomar duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas.

Entenda a diferença dos sintomas de dengue e de covid-19

0
Agência Brasil

Em meio a uma explosão de casos de dengue e o aumento de infecções por covid-19 no Brasil, sintomas como febre, dor de cabeça e mal-estar passaram a assustar e gerar muitas dúvidas. No atual cenário epidemiológico, é importante saber diferenciar os sinais de cada enfermidade.Em entrevista à Agência Brasil, o infectologista do Serviço de Controle de Infecção do Hospital Albert Einstein, Moacyr Silva Junior, lembrou que, embora igualmente causadas por vírus, dengue e covid-19 são transmitidas de maneiras completamente diferentes.

Enquanto a infecção por dengue acontece pela picada do mosquito Aedes aegypti, a infecção por covid-19 se dá por via aérea, por contato próximo a uma pessoa doente, como tosse ou espirro.

“A transmissão da covid-19 acontece de pessoa para pessoa. É uma transmissão respiratória por tosse, expectoração, gotículas, contato de mão. Muitas vezes, a pessoa assoa o nariz, não higieniza as mãos e passa para outra pessoa”, explica.

“A dengue não, está relacionada ao mosquito mesmo. O mosquito pica uma pessoa infectada e, posteriormente, vai picar outra pessoa sã e transmitir o vírus de uma pessoa para outra, mas você tem o vetor.”

O infectologista explica a diferença básica nos sintomas das duas doenças:

“Quando a gente pensa em covid-19, o quadro é muito relacionado a um quadro respiratório ou de resfriado comum e dor no corpo. Já na dengue, geralmente, é um quadro mais seco. Esse quadro respiratório geralmente está ausente. Não vai haver infecção das vias aéreas superiores. É mais dor atrás dos olhos, dor no corpo, mal-estar. Não vai estar associado à coriza, tosse e expectoração.”

Vacimóvel de Betim estará na Praça do Encontro no domingo (3)

0

O Vacimóvel da Prefeitura de Betim segue com a estratégia de oferecer imunização aos moradores em horários alternativos, ampliando, assim, a cobertura vacinal no município. Neste domingo (3), das 9h às 17h, o posto-volante estará na Praça do Encontro. De segunda (4) a quinta-feira (7), das 9h às 16h e, na sexta-feira (8), das 9h às 15h, a equipe do Vacimóvel estará no hall do Centro Administrativo como parte da iniciativa “Circulando Semana das Mulheres”.

A vacinação é aberta a toda a população e estarão disponíveis os imunizantes de rotina do Calendário Nacional de Vacinação (exceto a BCG) e o imunizante contra a covid-19.

Para ser atendido é necessário apresentar um documento de identidade e o cartão de vacinas, que será avaliado pela equipe do Vacimóvel. Crianças e adolescentes devem estar acompanhados de um dos pais ou do responsável. Serão aplicados somente os imunizantes que estão em atraso e/ou no prazo para recebimento.

Confira a programação

Domingo (3)

Local: Praça do Encontro

Horário: 9h às 17h

Segunda (4) a quinta-feira (7) 

Local: estacionamento do Centro Administrativo

Horário: 9h às 16h

Sexta-feira (8)  

Local: estacionamento do Centro Administrativo
Horário: 9h às 15h:

Coleta seletiva na Mineração Usiminas resulta em mais de 50 toneladas de recicláveis para cooperativas

0
Foto: Lener Fernandes (Musa) e Bruna Rocha (Coopert)

A coleta seletiva garantiu o recolhimento de 50.897 quilos de materiais recicláveis em 2023, na Mineração Usiminas. As mais de 50 toneladas de itens como plásticos, papéis, papelão, vidro, metal e eletrônicos foram destinados à Cooperativa de Reciclagem e Trabalho de Itaúna (Coopert) e à Associação dos Catadores e Parceiros do Meio Ambiente de Igarapé (Apaig).  

 A Coopert atua hoje com 90 cooperados, enquanto a Apaig conta com 16 associados.  

 “Trabalhamos continuamente com a conscientização do nosso público interno, visando obter resultados cada vez melhores na coleta seletiva. Dessa forma contribuímos com a conservação dos recursos naturais e, também, com o desenvolvimento socioeconômico nas comunidades vizinhas. Essa é uma boa prática que alia cuidado ambiental à geração de emprego e renda para muita gente”, afirma o gerente de Meio Ambiente da Mineração Usiminas, Yuri Azevedo.  

Prefeitura de Betim realiza ação contra a dengue neste sábado (2)

0
Divulgação / PMB

Neste sábado (2), uma equipe de agentes de combate a endemias percorrerá, das 8h às 12h, alguns bairros da região Norte, para orientar moradores e vistoriar imóveis. A iniciativa inclui a distribuição de material informativo, além de orientações à população e eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.

A Prefeitura de Betim também está finalizando a atualização do mapa de calor – zonas de maior infestação do inseto – para definir as regiões que receberão na próxima semana os mutirões de combate à doença. A gestão municipal conclui ainda os últimos detalhes para a abertura do segundo Centro de Acolhimento Especializado para Dengue (Centro AED) da cidade, que funcionará anexo ao Cimuc, no bairro Jardim Teresópolis, e também da Unidade Temporária de Acolhimento a Pacientes com Dengue, que será aberta na UPA Norte. Os dois espaços atenderão a partir de segunda (4) e terão funcionamento 24 horas.

A ação deste sábado será realizada em áreas com grande circulação de pessoas e alta incidência de casos. As equipes se dividirão em dois locais de concentração: na praça Olegário Cardoso Neto, entre os bairros Bom Retiro e Nossa Senhora das Graças, e na rotatória da rua Pau Brasil, entre os bairros Vila das Flores e Sítio Poções.

Copa Master de São Joaquim de Bicas 2024 começa nesta sexta-feira (1º)

0
Arquivo / Divulgação

Nesta sexta-feira (1º), às 19h30, São Joaquim de Bicas dá início à Copa Master 2024 de futebol masculino. A abertura será no Estádios Didi Gouveia, no bairro Tereza Cristina. Neste ano a competição conta com a participação de 12 times, sendo que 10 são da cidade e dois convidados de Igarapé.

De acordo com a tabela de jogos, serão cinco partidas realizadas por semana, nos Estádios Didi Gouveia e Antero Ângelo, sempre às sextas-feiras, às 19h30, aos sábados, às 15h15 e  às 17h30 e aos domingos às 9h. A entrada é gratuita em todos os jogos.

Clique aqui e confira a tabela. 

Os times que vão participar são: Comercial, Cruzeiro de Bicas, CRV, Grêmio, Igarapé, Industrial, Palmeiras, Pedra Branca, Santa Cruz, São Cristóvão, São Miguel e Serrano. As equipes serão divididas em três grupos com quatro equipes em cada.

Ainda de acordo com a tabela, a previsão é que a grande final seja realizada no dia 21 de abril, às 9h30, no Estádio Didi Gouveia, em jogo único com os dois times classificados. Também haverá premiação de troféus e medalhas para os times campeão, que receberá o valor de R$2 mil e R$1 mil para o vice-campeão. O artilheiro da competição e o goleiro menos vazado também vão receber um troféu de destaque.

Caravana do Cruzeiro desembarca em Betim neste sábado (2); veja como participar

0

A Caravana do Cruzeiro desembarca em Betim neste sábado (2/03), de 11h às 19h, no estacionamento do Shopping Monte Carmo. No espaço, o torcedor contará com as presenças ilustres do Raposão e Raposinho, poderá tirar fotos ao lado de troféus históricos, adquirir itens exclusivos na Loja itinerante do Cruzeiro e desfrutar de um ambiente agradável com música ao vivo e espaços de alimentação.

Dentre as atrações, haverá também a exibição ao vivo da partida entre Cruzeiro e Uberlândia, pela rodada final da 1ª fase do Campeonato Mineiro.

Para garantir presença na Caravana em Betim, o torcedor deverá fazer a retirada do ingresso, gratuitamente, através do aplicativo Cruzeiro Nação Azul ou no site Caravana do Cruzeiro. Para entrar no evento, cada torcedor, independentemente da idade, deverá realizar a doação de um quilo de alimento não perecível, que será doado a instituições de caridade, através da parceria do clube com o Sesc Mesa Brasil.

CARAVANA BETIM

Endereço: Av. Juiz Marco Túlio Isaac, 1119 – Ingá Alto, Betim).

• O acesso ao evento será permitido até 17h.

• Na sexta-feira, 1 de março (1 dia antes do evento), teremos a Blitz em Betim com a equipe da Caravana. Na ocasião, haverá auxílio aos torcedores da cidade para a realização de cadastros do APP, esclarecimento de dúvidas, realização de adesões de sócio e prestação de todo suporte necessário para o acesso ao evento. A Blitz será realizada no Shopping Monte Carmo, entre 17h e 19h.

• Menores de 18 anos só poderão acessar o evento acompanhada dos pais ou um adulto responsável, mediante apresentação de documento oficial com foto.

• Todos os menores serão identificados com pulseira e deverão permanecer com a mesma durante todo o evento. Caso a pulseira seja violada, é necessário procurar um funcionário devidamente credenciado. Não serão permitidos menores sem a pulseira de identificação.

• Dentre as atratividades, teremos fotos com ídolos, fotos com mascotes, fotos com troféus, adesões de sócio e a loja oficial do Cruzeiro.

• Caso o ingresso apresente algum erro, é necessário que o participante procure a equipe de apoio diretamente na entrada do evento.

• O CÓDIGO DE BARRA do ingresso estará disponível 07 horas antes do evento, mas após a confirmação do pedido já é possível visualizar o ingresso no app.

• Após realizar o acesso ao evento, caso o torcedor opte por sair, não poderá retornar novamente com o mesmo ingresso, pois o ingresso já estará validado na entrada.

• Lembre-se de levar o celular carregado para o devido acesso através do app Cruzeiro Nação Azul. Telefones com tela quebrada ou danificada não são reconhecidos pelo leitor.

• Chegue cedo, evite filas!

• Atenção! Não será permitido, em hipótese alguma, a entrada no evento com os seguintes itens: Objetos pontiagudos (ex: faca, tesoura), guarda-chuva, fogos de artifício, mastro de bandeiras, garrafas de vidro, camisas de outros times, coolers, copos e bebidas, cadeiras, arma de fogo, sinalizadores, banquinhos, instrumentos musicais, objetos de cunho eleitoral, panfletos, broches, capacete, etc.

O sócio 5 estrelas terá prioridade na retirada dos ingressos! O resgate para a Caravana em Betim já pode ser feito socio5estrelas.com.br/caravana.

• Cada sócio poderá resgatar até 3 ingressos por CPF, mediante disponibilidade.

• O sócio kids, menor de 12 anos, tem direito a 1 ingresso, mediante disponibilidade e validação do ingresso do titular. Caso o ingresso do titular seja cancelado, o ingresso do kids também será cancelado.

• Reforçamos a importância de apenas os sócios que realmente forem comparecer ao evento realizem o resgate do ingresso. Ressaltamos que o resgate de ingresso para a Caravana não irá gerar acúmulo de cruzeiros (pontuação).

• Caso você tenha realizado o resgate de ingresso(s) e não possa comparecer ao evento por algum imprevisto, o ingresso poderá ser cancelado, dentro do app Cruzeiro Nação Azul, até uma hora antes da abertura dos portões do evento. Pedimos que o cancelamento seja feito caso ocorra a desistência.

Igarapé completa 61 anos nesta sexta-feira; veja programação na Praça Matriz

0
Programação começa no dia 1º, na Praça Matriz. Foto: @tomalvesfotografia

Nesta sexta-feira (01/03), durante o horário da manhã, o evento se inicia com uma solenidade institucional. Durante todo o dia também será disponibilizado brinquedos infláveis para as crianças, além da exposição “Brasil na Segunda Guerra Mundial”, com a exibição de materiais e carros antigos. Além disso, os alunos da rede municipal serão premiados pela Secretaria de Educação

Confira a programação completa

  • Sexta-feira 01 de março

08h – Apresentação da Banda Municipal e praça de lazer e início da exposição de arte de Guilherme Souza Santiago;

08h30 – Ato cívico solenidade institucional;

10h – Apresentações escolares e premiação pela Secretaria de Educação;

11h – Premiação dos alunos da rede municipal – Concurso Aniversário de Igarapé;

12h – Pausa para almoço;

13h – Reabertura das atividades da praça de lazer e apresentação do grupo Cordas e Cores da Assecig;

13h20 – Apresentação de Hip Hop dos alunos Assecig;

13h30 – Apresentação da Companhia de Dança Vanessa Alves

13h50 – Apresentação Companhia de Teatro Deiri Ketlin em parceria com a Companhia de Dança Vanessa Alves;

14h20 – Apresentação dos professores e alunos do Espaço da Música;

14h40 – Apresentações da Secretaria de Desenvolvimento Social;

15h10 – Apresentações dos alunos do Programa Mexa-se;

16h00 – Apresentação de teatro e ballet da Casa da Cultura;

16h50 – Apresentação Coral Canto das águas;

17h20 – Apresentações Jorginho e terceira idade;

18h30 – Apresentação História de Cordel com a Banda Bagaceira;

19h30 – Forró da terceira idade com Marcelo Reis e Rafael.

  • Sábado 02 de março

14h às 18h – Tarde Gospel;

18h15 – Roda de capoeira com o Mestre Jorginho e alunos da APAE

19h – Grupo Folclórico Gil Vicente;

20h – Apresentação de rock e blues com o Grupo JJBL.

  • Domingo 03 de março

07h – Concentração para a Corrida do Aniversário de Igarapé;

08h – Início da corrida;

10h – Apresentação Grupo Pagodeiro “Papo de Boleiro”

12h – Apresentação Gabriel Santos;

17h – Finalização da corrida;

18h – Apresentação Vanderli e Vilmar;

19h – Apresentação Leo Oliveira;

20h – Apresentação Banda Amos (Polícia Militar).

Distribuição de ingressos 

A Prefeitura de Igarapé informou, nesta quinta-feira (29/02), que 99% dos ingressos disponibilizados para a festa de aniversário da cidade já foram distribuídos para a população. Para garantir as últimas unidades o público deve se apressar e garantir a entrada para os shows, que acontece de 7 a 10 de março.

De acordo com o secretário de Esporte e Lazer, Vinícius Rezende, grande parte das retiradas são de moradores de Igarapé, também com público de cidades vizinhas, como São Joaquim de Bicas, Betim, Belo Horizonte e Itaúna. “Esta sendo um sucesso e mantém a mesma média que tivemos no último ano. Nós temos distribuição de cerca de 7 mil ingressos por dia“.

Ainda segundo o secretário a distribuição dos ingressos também é uma importante ação preventiva para controle do número de pessoas e ações de segurança e logística. “Essa estratégia foi efetiva. No ano passado a gente teve um local com porquíssimos acontecimentos, na verdade podemos falar que não tivemos brigas ou problemas do tipo e, mais uma vez, a gente tem essa estratégia de segurança, com apoio massivo da Polícia Militar”.

Programação

Neste ano a programação da festa vai de 1º a 3/3 e de 7/3 a 10 de março, sendo que nos três primeiros dias de festividade a programação será na Praça Matriz da cidade (confira aqui a programação de 1 a 3 de março).

Já de 7 a 10 de março a programação de shows será no Parque de Exposições da cidade, com as atrações: (07/03) Aline Barros e Isadora Pompeo; (08/03) Bruno e Marrone; (09/03) João Neto e Frederico w Henrique e Diego; (10/03) Patati Patatá, Colo de Deus, Missa com Padre Francisco e Eros Biondini.

Clique aqui e veja os locais para retirada dos ingressos. 

 

 

Betim abre unidade temporária de acolhimento de pacientes com dengue na UPA Norte

0
Secom / PMB

Para absorver com mais agilidade o aumento expressivo da demanda por atendimento a pacientes com sintomas de dengue, a Prefeitura de Betim abrirá, na próxima segunda-feira (4), às 9h, mais um espaço específico para atendimento referente à arbovirose. A Unidade Temporária de Acolhimento de Pacientes com Dengue funcionará na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Norte e será destinada a pacientes com idade a partir de 13 anos, com quadros clínicos classificados como pouco urgente (verde) ou não urgente (azul). O espaço atenderá 24 horas. Com a medida, a prefeitura busca desafogar a demanda da UPA, deixando o fluxo de atendimento do local voltado para quadros graves e urgentes.

A unidade temporária terá um esquema próprio para acolhimento dos casos verde ou azul, depois que o paciente passar pela classificação de risco na recepção principal da UPA Norte. O ambiente será climatizado para mais conforto dos enfermos e contará com recepção, consultórios médicos, sala para prova do laço e 20 pontos de hidratação oral e venosa. O espaço terá capacidade para realizar cerca de cem atendimentos por dia.

“Nosso objetivo é evitar a sobrecarga do atendimento da UPA Norte, que recebe, além dos pacientes com sintomas de dengue, pessoas com sinais de outros agravos e pacientes com quadro de urgência e emergência. O fluxo próprio para acolhimento dos casos leves vai agilizar o atendimento e reduzir o tempo de espera de todos”, explica o diretor de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde, Wesley Vieira.

Estudante de Mateus Leme é assassinado a tiros perto da escola

0
Arquivo / PM

Um estudante de 18 anos foi assassinado a tiros próximo à escola estadual Justino Ribeiro, na rua Presidente Tancredo Neves, em Mateus Leme. O crime aconteceu na noite dessa quarta-feira (28).

Segundo testemunhas, o suspeito passou pelas proximidades do local onde o crime aconteceu em uma moto de cor chumbo. Após identificar o jovem ele efetuou disparos no punho, nádegas e atrás da orelha.

Os alunos que estavam no último ônibus que saiu da escola teriam presenciado o assassinato.

A Polícia Militar (PM) informou que a vítima tinha envolvimento com o tráfico de drogas e postava nas redes sociais vídeos ostentando armas e drogas.

Já o pai do rapaz disse que ele pertencia a uma gangue que teria tomado o controle de uma boca de fumo na Cabana do Pai Tomás, em Belo Horizonte, e queria assumir também o comando do tráfico em Matheus Leme.