Vacina de dose única contra o HPV está disponível nas UBS de Igarapé

0
537
Divulgação / PMI

A Secretaria de Saúde de Igarapé está aplicando a vacina contra o HPV (Papilomavírus Humano) em dose única, seguindo a atualização do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde. O público-alvo inclui pessoas de 9 a 14 anos, bem como aqueles portadores de papilomatose respiratória recorrente (PRR), além de adolescentes de até 19 anos que ainda não receberam a vacina.

O HPV é a infecção sexualmente transmissível (IST) mais comum no mundo, muitas vezes assintomática e com potencial para causar câncer. Os tipos 16 e 18 do HPV são responsáveis por 70% dos casos de câncer do colo do útero e lesões pré-cancerosas, além de estar associado a outros tipos de câncer, como anal, vulvar, vaginal, peniano e de orofaringe.

Outros tipos de HPV, como o 6 e o 11, são classificados como de baixo risco para o câncer, mas podem causar verrugas genitais e papilomatose respiratória, uma condição que forma tumores nas vias respiratórias, muitas vezes afetando as cordas vocais e a laringe.

A vacina quadrivalente contra o HPV (que inclui os tipos 6, 11, 16 e 18) é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2014. É essencial que todos do público-alvo recebam a vacina para fortalecer o sistema imunológico e prevenir a complicação da doença em caso de exposição ao vírus.

Para receber a vacina, é necessário apresentar um documento de identificação com foto e o cartão de vacinação. O imunizante está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) nos seguintes horários:

Bom Jardim: Todas as quartas-feiras, das 8h às 10:30h.

Cidade Nova: De segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.

Fernão Dias: Todas as terças-feiras, das 8h às 10:30h.

Novo Horizonte: De segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.

Novo Igarapé: Todas as sextas-feiras, das 8h às 10:30h.

Policlínica Central: De segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Pousada Del Rey: De segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.

Resplendor: De segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.

Roseiras: De segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.

Vale do Amanhecer: Todas as quintas-feiras, das 8h às 10:30h.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a sala de vacinação pelo telefone: 3534-1357.