Contagem: radares da Av. Cardeal Eugênio Pacelli começam a funcionar nesta segunda (20)

0
392
Foto: Arquivo / Transcon PMC

Seis novos radares começam a funcionar nesta segunda-feira (20/11), na Av. Cardeal Eugênio Pacelli, em Contagem. O trecho é conhecido em toda Região Metropolitana de Belo Horizonte pelo grande fluxo de carros e trânsito intenso.

Segundo a Prefeitura de Contagem, os novos radares buscam reduzir o alto índice de acidentes. Somente nos 2.200 metros da av. Cardeal Eugênio Pacelli, que ficam dentro do município, ocorrem, em média, 270 acidentes por quilômetro. Para se ter uma ideia do que isso representa, em todos os 950 km de extensão da Rodovia Fernão Dias, em Minas Gerais, a média é de dois acidentes por quilômetro.

Nos últimos cinco anos, foram 2.725 acidentes na Eugênio Pacelli, sendo que no último ano, houve um aumento de 33% do número de acidentes no local, com 31 vítimas.

Para tentar reverter esse quadro, os radares foram instalados, tanto no sentido Belo Horizonte quanto no sentido Betim, e representam um passo importante para uma mobilidade mais segura na avenida.

Com os novos radares, da rua Osório de Morais até a praça Louis Ensch, no bairro Cidade Industrial, a velocidade da via vai reduzir de 70 km para 60 km. Isso vai contribuir para a redução do número de acidentes e a segurança dos usuários.

Quanto menor a velocidade, maior a taxa de sobrevivência

Segundo o Manual de Gestão da Velocidade, da Organização Mundial da Saúde (OMS), o excesso de velocidade é o grande vilão do número de mortes em vias públicas. Quanto maior a velocidade, maior o tempo de reação e de freada, e maior também o impacto no acidente.

Ainda segundo o manual, um pedestre ou ciclista atingido por um carro a 50km/h tem 20% de chance de sobreviver, porém se a velocidade do veículo estiver a 30km/h, ele terá 90% de chance de sobreviver. Com os novos radares e a redução da velocidade na via de 70km/h para 60 km/h, menor o impacto do acidente e maior a chance de sobrevivência.

Confira os pontos dos radares:

Sentido Belo Horizonte

  • Número 145 – próximo à empresa do ramo alimentício.
  • Número 1269 – próximo ao Shopping.
  • Número 2225 – próximo à rua Osório de Morais.

Sentido Betim

  • Número 130 – próximo à empresa do ramo alimentício.
  • Número 1250 – próximo ao Shopping.
  • Número 2220 – próximo à rua Osório de Morais.