Novembro Azul: Igarapé terá exames e palestras no sábado (25); veja como agendar

0
1013
Será realizado o exame de sangue para a detecção de alterações da proteína produzida pela próstata. Foto: Pexels

A Prefeitura de Igarapé irá realizar, neste mês da campanha Novembro Azul, um dia especial para exames e palestras, programado para o último sábado do mês, 25/11. 

Durante todo o mês de novembro, o cidadão que estiver na faixa etária indicada para o exame de prevenção poderá agendar sua consulta com o clínico geral na Unidade Básica de Saúde de referência, solicitando o encaminhamento para o exame. Com o agendamento prévio, será realizado o exame de sangue para a detecção de alterações da proteína produzida pela próstata.

As palestras de conscientização também serão realizadas em todas as Unidades Básicas de Saúde, das 7h às 12h.

O que é o câncer de próstata

De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, ficando apenas atrás do câncer de pele não melanoma. Geralmente afeta homens com mais de 60 anos e tem fatores de risco como histórico familiar e obesidade. Além desses fatores mais comuns, a exposição contínua a agentes químicos é um fator responsável por apenas 1% dos casos de câncer de próstata.

É importante ressaltar que o câncer de próstata pode ser assintomático em sua fase inicial. Quando os sintomas surgem, eles incluem dificuldade de urinar; presença de sangue na urina; redução no fluxo urinário e a necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite. Portanto, estar atento a esses sinais e procurar ajuda médica o quanto antes é de extrema importância para o diagnóstico precoce da doença.

Mediante a suspeita de câncer de próstata, o paciente precisa se dirigir à Unidade Básica de Saúde mais próxima, onde um clínico geral deve fornecer o encaminhamento para a realização dos exames de PSA (Antígeno Prostático Específico) e anamnese médica. O PSA é um exame de sangue que visa medir alterações da proteína produzida pela próstata na corrente sanguínea e no sêmen, já a anamnese médica tem a finalidade de avaliar o tamanho, volume, textura e forma da próstata.