São Joaquim de Bicas é destaque na saúde da mulher e alcança 2° no programa Previne Brasil

0
347
PMSJB

A Secretaria Municipal de Saúde de São Joaquim de Bicas foi destaque na realização dos indicadores da saúde da mulher, na avaliação do programa Previne Brasil do Ministério da Saúde. O programa tem como objetivo, fortalecer a Atenção Primária à Saúde (APS) a partir da promoção e integração de ações de prevenção e promoção à saúde, diagnóstico precoce e tratamento adequado de doenças e agravos à saúde.

São Joaquim de Bicas se destacou entre os 20 municípios que pertencem a macrorregião de Belo Horizonte, alcançando o segundo lugar com a nota do Indicador Sintético Final (ISF) 8,9 (97,16%), na avaliação que ocorreu entre os meses de setembro e dezembro de 2023. O índice é calculado a cada quatro meses e possui critérios que avaliam as ações do município nas áreas de saúde da mulher, saúde da criança e doenças crônicas.

A enfermeira e referência técnica e-SUS, Renata Veloso, afirma que a equipe de saúde tem realizado um trabalho de acompanhamento e monitoramento contínuo sempre com foco primordial na promoção da saúde e prevenção das doenças. Para ela, esse destaque é um grande avanço da saúde de São Joaquim de Bicas, já que é fruto de um excelente trabalho em equipe. “O Programa Previne Brasil nos desafia constantemente. Tanto a gestão quanto às Equipes de Saúde da Família e de Saúde Bucal permanecem constantemente em estado de auto avaliação, buscando a melhoria da qualidade da assistência prestada aos pacientes. Ao longo dos anos, temos melhorado muito, e essa foi a melhor nota que São Joaquim de Bicas já alcançou. Esse destaque é resultado de um trabalho em equipe entre a atual gestão e os funcionários”, explicou.