Fiat chega a acordo com trabalhadores para redução de jornada no Brasil

0
702
Fábrica da Fiat em Betim (MG), em imagem de arquivo — Foto: Patrícia Fíuza
Fábrica da Fiat em Betim (MG), em imagem de arquivo — Foto: Patrícia Fíuza

A Fiat Chrysler (FCA) concluiu acordo com os empregados do Brasil para a redução da jornada de trabalho no país, informou a fabricante na quarta-feira (22).

Com a medida, que começou a valer na terça (21), o tempo de trabalho pode ter, em média, redução de 20%; e os salários ficam com valor de 80% a 90% do montante original.

O acordo é baseado na Medida Provisória 936 do governo federal, que prevê as reduções de jornada e auxílio emergencial para complementar salário. Volkswagen e Chery também chegaram a acordos similares com sindicatos.

A montadora ressaltou a “garantia de estabilidade no emprego para todos os funcionários”, conforme os acordos estabelecidos em cada localidade.

Produção parada

De acordo com a FCA, a produção em suas fábricas deve recomeçar durante o mês de maio, apesar de ainda pode existir uma reavaliação por conta da pandemia de coronavírus.

Por enquanto, as atividades em Goiana (PE), Betim (MG) e Campo Largo (PR) seguem paradas. Mesmo com a previsão de volta da produção, as áreas administrativas vão seguir em home office em “quase sua totalidade” por tempo indeterminado, disse a empresa.