São Joaquim de Bicas promove mutirão para emissão da Carteira Nacional de Artesão

0
295
Foto: RP / Yasmim Esteves

Entre os dias 9 e 19 de julho a Prefeitura de São Joaquim de Bicas prove um mutirão para o cadastro de profissionais do artesanato interessados em obter gratuitamente a Carteira Nacional de Artesão, válida em todo o território nacional.

Podem participar do processo todos os artesãos que residem na cidade, com idade igual ou superior a 16 anos. Os interessados devem comparecer à Secretaria de Cultura, localizada no Centro Administrativo, das 9h às 11h.

Durante o mutirão, será realizado um pré-cadastro e, posteriormente, a Secretaria agendará uma prova de habilidades técnicas. No dia do agendamento, o profissional deverá apresentar uma peça pronta de cada matéria-prima/técnica utilizada e elaborar uma peça na presença dos avaliadores, mostrando todas as fases até a finalização.Para o pré-cadastro, os artesãos deverão apresentar os seguintes documentos:

• Carteira de Identidade
• CPF
• Comprovante de residência no nome do requerente
• 1 (uma) foto 3×4 atual
• Pelo menos uma peça pronta do seu produto

Para mais informações, ligue para 3534-9000 ou envie um e-mail para secret.cultura@saojoaquimdebicas.mg.gov.br

Carteira Nacional de Artesão

O documento é gratuito e confere diversas vantagens, como acesso a cursos de capacitação, facilidade de acesso a microcrédito, possibilidade de ser contribuinte autônomo para fins previdenciários, além de participação em feiras e eventos apoiados pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e pelo Programa do Artesanato Brasileiro.

Definição de Artesão

De acordo com a Portaria Nº 1.007, de 11 de junho de 2018, artesão é toda pessoa física que, de forma individual ou coletiva, faz uso de uma ou mais técnicas no exercício de um ofício predominantemente manual, por meio do domínio integral de processos e técnicas, transformando matéria-prima em produto acabado que expressa identidades culturais.