Veja todas as atividades promovidas pela Secretaria de Esporte de São Joaquim de Bicas

0
658

A Secretaria de Esporte de São Joaquim de Bicas promove, ao longo do ano, atividades que incluem dez competições de futebol amador masculino e feminino, uma competição de vôlei, um desafio de corrida de rua e um de emagrecimento, e aproximadamente 150 jogos escolares em várias modalidades. Além disso, são promovidos dois projetos municipais esportivos: o Bola de Ouro e o Pratique Vôlei. Para ampliar o acesso ao esporte, a Secretaria também oferece aulas gratuitas de Muay Thai e Treinamento Funcional.

Competições esportivas

Janeiro: Copa Intermunicipal de Futsal Masculino (futsal)
Fevereiro: Torneio de Bairros “Mané Pão de Farofa” (futebol de campo)
Março: Copa Master de Futebol de Campo
Abril: – Copa São Joaquim de Bicas de Vôlei
– Copa Bola de Ouro de Futsal (categoria de base)
Maio: – Torneio Corujão de São Joaquim de Bicas (futebol de campo)
– Jogos Escolares de São Joaquim de Bicas (Jesjob)
Julho:- Copa do Servidor de Futsal (Masculino e Feminino)
– Open de Futsal (Masculino e Feminino)

Outubro: Campeonato Municipal de Futebol de Campo
Dezembro: – Copa Nazaré e Região de Futsal
– Corrida Rústica de São Joaquim de Bicas

Jogos Escolares

Os Jogos Escolares de São Joaquim de Bicas (Jesjob) são realizados anualmente no Ginásio Poliesportivo Didi Gouveia, promovidos pela Secretaria de Esportes, em parceria com a Educação. O objetivo é promover a interação entre os estudantes e as unidades de ensino, estimulando, assim, o interesse pelo esporte, além de incentivar a sua prática.

A competição reúne aproximadamente de 2 mil alunos das escolas municipais, estaduais e uma unidade da rede particular do município, que disputam as modalidades de atletismo, futsal, handebol, peteca, queimada, voleibol e xadrez. Para este ano, terão duas novas modalidades: cabo de guerra e tênis de mesa.

Desafio “Emagreça na Praça”
O projeto visa estimular um desafio de emagrecimento destinado aos participantes das atividades físicas de zumba e funcional, realizadas na Praça da Promessa. Trata-se de uma iniciativa voltada para aqueles que buscam perder peso de maneira saudável, manter a forma física e melhorar a qualidade de vida, tudo de forma gratuita.
Na primeira edição do “Emagreça na Praça”, contamos com a participação de 116 pessoas, tanto do público feminino quanto masculino. No projeto, os três participantes que obtiverem os melhores resultados, ou seja, aqueles que alcançarem a maior perda de peso, recebem uma premiação.

Projetos esportivos

Bola de Ouro
Oferece aulas de futsal gratuitas para crianças e adolescentes a partir de 5 anos de idade, com oportunidades tanto para público masculino, quanto para o feminino até os 15 anos de idade. As atividades acontecem de segunda a sexta-feira, com turmas disponíveis pela manhã, tarde e noite. O projeto é realizado no Ginásio Didi Gouveia, no bairro Tereza Cristina; no Poliesportivo Pedro Maia, na região do Farofa, e na quadra da escola Ildeu Gabriel de Resende, no bairro Nazaré.

Pratique Vôlei
O programa oferece aulas gratuitas da modalidade para moradores da cidade, com idades a partir dos 15 anos, de ambos os sexos. Os participantes têm a oportunidade de aprender os fundamentos básicos do voleibol, incluindo defesa, saque e ataque. As atividades acontecem no Ginásio Didi Gouveia, todas as terças e quintas-feiras, a partir das 18h.

Aulas Gratuitas

Treinamento Funcional
Atualmente a Secretaria promove aulas gratuitas de Treinamento Funcional na Praça da Promessa, no bairro Tereza Cristina e na Quadra Sintética Eduardo Soares de Souza, no bairro Residencial Casa Grande. São mais de 40 pessoas participando das aulas coletivas.  Conforme o cronograma, toda segunda-feira, das 18h às 19h, o treinamento funcional acontece na Quadra Sintética do bairro Residencial Casa Grande. Nas terças e quintas-feiras, das 18h às 20h, a aula ocorre na Praça da Promessa. A atividade é gratuita e aberta para toda a comunidade.

Muay Thai

As aulas de Muay Thai são oferecidas gratuitamente para crianças acima de 5 anos, adolescentes e jovens de qualquer idade, em diversos bairros da cidade. As atividades acontecem nos bairros Marques Industrial, Nazaré, Residencial Casa Grande e Tereza Cristina, nos turnos da manhã e da tarde. Confira os locais com seus respectivos dias e horários:

CRAS Nazaré – Rua Quinze, 173 – Bairro Nazaré
Segunda-feira, das 8h às 10h / 14h às 16h

Ginásio Didi Gouveia – Av. Márcia Antônia, 74 – Tereza Cristina
Terça-feira, das 8h às 10h / 13h às 15h

Quadra Sintética Eduardo Soares de Souza –  Rua Aquiles de Almeida e Silva, 512 – Residencial Casa Grande
Quarta-feira, das 8h às 10h e das 13h às 15h

CRAS Marques – Rua França, 380 – Marques Industrial
Quinta-feira, das 8h às 10h e das 13h às 15h