Moradores de Betim podem denunciar focos da dengue por aplicativo

0
341
Foto PMB / Arquivo

A Prefeitura de Betim disponibilizou uma nova versão atualizada do aplicativo para smartphones “Betim sem Dengue”, ferramenta digital de apoio na luta contra os focos do mosquito Aedes aegypti. Lançado em março de 2020, o uso app precisou ser interrompido em razão da pandemia da covid-19 e, consequentemente, do isolamento social. O “Betim sem Dengue”, desenvolvido em parceria com a empresa Ivory, é gratuito e já está disponível para download na App Store (sistema IOS) ou Play Store (sistema Android).

Por meio do aplicativo, o cidadão poderá fazer, de forma anônima, o registro fotográfico do local identificado como possível foco do Aedes aegypti, indicando o tipo do criadouro encontrado, como caixas d’água destampadas, inservíveis com água acumulada, lotes ou terrenos baldios em condições inadequadas, dentre outros. 

A foto será enviada, em tempo real, juntamente com a localização de onde ela foi tirada, para o sistema da prefeitura. A partir dos dados recebidos, a gestão municipal fará um mapa de calor da infestação do mosquito na cidade, identificando as áreas de maior incidência dos focos. Com essas áreas mapeadas, serão desenvolvidas ações coletivas para eliminação dos focos, mobilizando as equipes que compõem o Comitê Municipal de Enfrentamento contra a Dengue.

As notificações recebidas serão, ainda, classificadas e direcionadas aos setores responsáveis pelo atendimento – Centro de Controle de Zoonoses e Endemias (CCZE), Divisão de Fiscalização Ambiental ou Gerência de Limpeza Urbana. Cada setor tomará as medidas necessárias para a eliminação dos focos, como notificação de responsáveis, vistoria técnica e limpeza dos locais denunciados.