Betim inicia Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa) de outubro

0
379
Foto: Secom / Betim

A Prefeitura de Betim dá início, na próxima segunda-feira (16), ao Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa) do mês de outubro. O trabalho de pesquisa, que ocorre até o próximo dia 31, permite o conhecimento do cenário da infestação do mosquito transmissor das arboviroses dengue, chikungunya, zika e febre amarela no município

Cerca de 8 mil imóveis de todos os bairros da cidade receberão a visita dos Agentes de Combate a Endemias (ACEs), que irão recolher amostras de larvas de mosquitos para análise. O resultado do LIRAa direcionará as próximas ações de controle e eliminação do Aedes aegypti em Betim. 

De acordo com o Programa Nacional de Controle da Dengue, do Ministério da Saúde, o LIRAa deve ser realizado três vezes ao ano, nos meses de janeiro, março e outubro. O método permite identificar de forma rápida, por meio de amostragem, o percentual de áreas das cidades com maior incidência de focos de larvas do mosquito e os tipos de criadouros predominantes. 

O levantamento realizado em janeiro deste ano mostrou que 96% dos focos do Aedes aegypti estão dentro das casas. O Índice de Infestação Predial (IIP) do município foi de 4,3%, ou seja, a cada 1.000 imóveis pesquisados, 43 apresentavam focos do mosquito. Esse índice foi o segundo mais alto registrado nos últimos dez anos nos meses de janeiro e indicou elevado risco de epidemia para as três doenças em Betim.