Secretaria de Saúde promove Dia D de vacinação contra Influenza no próximo dia 6

0
234

Ação ocorrerá em todas as Unidades Básicas de Saúde, e na Policlínica, das 8h às 16h; A meta é vacinar 90% do público-alvo

 

A Prefeitura de São Joaquim de Bicas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, irá promover, no sábado (6), o dia D de mobilização da Campanha Nacional contra Influenza (gripe). A ação ocorrerá em todas as Unidades Básicas de Saúde, e na Policlínica Municipal, das 8h às 16h. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, que são as pessoas com maior risco de desenvolver formas graves da doença. A meta é vacinar 90% do público-alvo.

O vírus influenza é causador de infecção aguda do sistema respiratório, com grande potencial de transmissão, e pode levar à morte. A transmissão ocorre principalmente através do contato com partículas eliminadas por pessoas infectadas (ao falar, tossir, espirrar) ou mãos e objetos contaminados por secreções.

Para reforçar a imunização da população também contra a Covid-19, no dia D, serão disponibilizadas as doses da vacina bivalente, para as pessoas acima de 18 anos, que já receberam duas doses da vacina monovalente da Covid-19, com intervalo de 4 meses, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, povos indígenas, pessoas com comorbidades ou deficiência permanente.

Para receber a imunização, é necessário apresentar o cartão de vacinação e o Cartão SUS. Os menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável. Mais informações podem ser obtidas nas Unidades de Saúde de Referência ou pelo telefone: 3534-9090.

Grupo prioritário

Influenza

– Idosos com 60 anos ou mais;
– Crianças de 6 meses a 5 anos;
– Gestantes (em qualquer período de gestação);
– Puérperas com até 45 dias do pós parto;
– Trabalhadores da saúde (dos serviços públicos e privados);
– Pessoas com deficiência permanente;
– Povos indígenas;
– Professores da educação básica e superior;
– Pessoas com comorbidades;
– Caminhoneiros.

Vacina bivalente

– Idosos com 60 anos ou mais;
– Trabalhadores da saúde;
– Gestantes;
– Puérperas;
– Povos indígenas;
– Pessoas com comorbidades ou deficiência permanente.
– Endereço das Unidades Básicas de Saúde e Policlínica

POLICLÍNICA

Endereço: Av. Maria do Carmo, 810 – Bairro Tereza Cristina.
Bairros: Tereza Cristina, Santa Rita, Tupanuara, Copazinha, Pompéu, Flor de Minas, Boa Esperança, Casa Grande, Senhora da Paz, Tijuco, Beverly.

UBS NOSSA SENHORA DA PAZ

Endereço: Rua Alcides Saraiva Moreira, 62 – Bairro Nossa Senhora da Paz.
Bairros: Açoita Cavalo, Farofa, Itatiaia, Monte Alegre, Nova Vista, Pouso Alegre, Recreio do Lago, Serra Verde, Avante, Farofão, Limoeiro, Nossa Senhora da Paz, Padre Vitor, Recanto das Flores, Serra Dourada e Vila Verde.

UBS NAZARÉ
Endereço: Rua 17, 181 – Bairro Nazaré.
Bairros: Nazaré, Fernando Costa, Funil, Retiro da Mata, Vale do Sol II, Assentamento Pátria Livre, Assentamento Zequinha e Aldeia Naô Xohã.

UBS PLANALTO
Endereço: Av. Jorge Saches, 78 – Bairro Planalto.
Bairros: Campo São Joaquim, Estância Paraopeba, Campina Verde, Bicas Velha, Pousada das Rosas, Canadá, Planalto, Marques Industrial, Alvorada e Bandeirantes.

UBS PRIMAVERA
Endereço: Rua Flamboyan Mirin, 504 – Bairro Primavera.
Bairros: Primavera, Imperador, Vale do Sol , Serra Negra, Residencial Fhemig e Paciência.

UBS PEDRA BRANCA
Endereço: Rua Pouso Alegre, 78 – Bairro Pedra Branca.
Bairros: Estância Serra Verde, Pedra Branca, Retiro do Moinho, Senhora da Paz, Bela Vista e Santo Antônio.

UBS VILA RICA
Endereço: Avenida Castelo Branco, 290 – Bairro Vila Rica.
Bairros: Belo Vale, Campo Belo, Marília, Recanto do Sol, Tiradentes, Fazenda São Miguel, Boa Vista, Guarani, Montreal, São José e Vila Rica.