Inscrições abertas para a Seletiva do Festival Igarapé Sabor 2023

0
500
Município se prepara para 5ª edição do Igarapé Sabor. Foto: Wesley Alves

Os preparativos para o V Festival Gastronômico Igarapé Sabor, que acontecerá entre os dias 6 e 9 de julho de 2023, já começaram. O edital das inscrições para o concurso de receitas que escolherá quatro novas Mestras ou Mestres da culinária foi publicado pelo município no último dia 23/03.

A inscrição para participar da seleção do festival é gratuita e deverá ser, preferencialmente, digitada e protocolada na Casa da Cultura (rua São Vicente, nº 1.100, Bairro Três Poderes), das 8h às 17h, até o dia 07/04.

A temática dos pratos é livre, desde que siga os princípios da cozinha mineira tradicional de Igarapé, intimamente ligados à cozinha afetiva das Mestras e receitas históricas de família. O resultado das receitas aprovadas para a “Seletiva de Receitas — Novas Mestras” será divulgado no dia 18/04, no site da prefeitura.

Para a participação no Festival Igarapé Sabor 2023 haverá quatro vagas para principiantes. A organização escolherá até 8 receitas para apresentação técnica dos pratos na Seletiva de Receitas, onde somente o prato principal deve ser apresentado, os demais pratos e informações solicitadas serão analisadas pela Comissão de Organização e Fiscalização do Festival.

Receitas aprovadas

As receitas aprovadas para apresentação técnica dos pratos serão avaliadas por uma comissão de avaliação composta da seguinte forma: A – Júri de Degustação – 03 (três) participantes; B – Júri Técnico de Degustação – 03 (três) participantes. A comissão de avaliação será apresentada até o dia 14/04. O formulário de inscrição encontra-se na edição do Diário Oficial do Município, publicado no dia 23/3, no site da Prefeitura de Igarapé: www.igarape.mg.gov.br

Novidade

A seletiva é considerada um dos critérios para o processo de efetivação ao movimento das Mestras participantes do Festival Igarapé Sabor. Em recentes definições da Associação da Mestras da Culinária de Igarapé – ASMECI, e decisão coletiva do grupo de Mestras, foram convidados os seguintes participantes de seletivas anteriores, para a participação da edição de 2023, com a avaliação da Associação: Elenice Maria, Elzane Fátima, Maria de Lourdes, Wilson Saraiva.