Lideranças comunitárias de Igarapé e São Joaquim de Bicas têm até 29 de julho para se inscreverem em programa de capacitação

0
669
Centro de são Joaquim de Bicas - Foto: Yasmim Esteves/RP

Lideranças comunitárias de Igarapé e São Joaquim de Bicas interessadas em ampliar conhecimentos sobre o exercício da cidadania, bem como sobre os mecanismos de participação popular, podem se inscrever no Programa de Fortalecimento da Participação Social, iniciativa da Vale.

As inscrições no curso de Capacitação de Lideranças podem ser feitas até a próxima quinta-feira (29), clicando aqui. A capacitação é gratuita e tem início previsto para o dia 9 de agosto.  Dúvidas e informações podem ser enviadas pelo e-mail participacaosocial@vale.com ou por WhatsApp (31) 99539-1980.

Por meio de uma plataforma de Educação à Distância (EAD), as lideranças assistem a aulas ao vivo, conduzidas por especialistas, interagem com os colegas e têm acesso a materiais didáticos. No decorrer do curso, que é dividido em cinco módulos, são abordados temas como liderança comunitária, política, cidadania e governança, aplicação da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM), gestão pública e formas de controle social.

Concluída a capacitação, o grupo poderá criar um observatório social municipal, regional ou outros espaços que possibilitem a participação social no planejamento de seus territórios, visando a melhoria das condições de vida de suas comunidades. “Acreditamos que, ao aproximar a sociedade da gestão pública, estamos induzindo o desenvolvimento desses territórios”, avalia Edson Cardoso da Silva, coordenador do programa na Vale.

Desde junho, 45 lideranças de Barão de Cocais, Curvelo, Mário Campos, Ouro Preto e Pompéu participam do programa. A turma já está concluindo o segundo módulo e se prepara para o terceiro, que abordará a Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM), sua aplicação e importância na receita orçamentária municipal. Ao todo, dez municípios são beneficiados pela iniciativa atualmente. O Programa de Fortalecimento da Participação Social corrobora o compromisso da Vale com a reparação integral e o bem-estar das pessoas atingidas pelo rompimento da barragem B1, em Brumadinho, e territórios evacuados, por meio de ações transformadoras e duradouras.