Volta às aulas será permitida na onda vermelha do Minas Consciente

0
337
Decisão ficará sob responsabilidade de cada prefeito. Foto: Divulgação

O Comitê Extraordinário Covid-19 aprovou o retorno das atividades escolares para cidades que estiverem na onda vermelha do Minas Consciente. A decisão, no entanto, ficará sob responsabilidade de cada prefeito.

Além disso, o Comitê Extraordinário Covid-19 ampliou as séries que poderão voltar nas cidades que estão nas ondas Amarela e Verde, incluindo o 9º ano fundamental e o 3º ano do ensino médio.

De acordo com a secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna, o retorno se dará em três cenários, de acordo com o Minas Consciente:

– Onda vermelha (atualmente estão 532 municípios): aulas presenciais liberadas desde que o cenário não esteja desfavorável e/ou não haja publicação de decreto impeditivo por parte da prefeitura. As escolas reabrem entre os dias 5 a 9 para funcionários realizarem a organização. E para os estudantes a partir do dia 12, priorizando os que tiveram mais dificuldades com aulas remotas.

– Ondas amarela e verde: inclusão de estudantes do 9º ano fundamental e 3º ano do ensino médio a partir do dia 12.

– Município em transição (da vermelha pra amarelo ou verde): escolas que estavam fechadas reabrem com 9º ano fundamental e 3º ano do ensino médio a partir do dia 12.

Situação na rede estadual de Ensino

A secretária de Estado de Educação, Julia Sant´Anna, que também participou da reunião do Comitê Covid, destacou que a rede estadual de ensino está bem formada e preparada para o retorno das atividades.

“Os dados que temos atualmente nos dão segurança para essa volta. Vamos intensificar ainda mais os cuidados levando em conta esse possível aumento de alunos nas salas. No sistema estadual, nas últimas duas semanas, desde que iniciamos uma volta gradual, os resultados são satisfatórios. Somente nos primeiros sete dias contabilizamos 81 unidades escolares e cinco mil estudantes. E foram poucos os incidentes relacionados à doença, mas todos acompanhados de perto e todo apoio foi dado”, enfatizou.