Betim recebe vacinas Pfizer e amplia imunização de pessoas com comorbidade

0
271
Foto: Arquivo/Secom Betim

A Prefeitura de Betim amplia, nesta segunda-feira (24), a vacinação de pessoas com comorbidade que ainda não puderam ser imunizadas contra a covid-19. É que o município recebeu um lote de doses da vacina Pfizer/BioNtech e, com isso, poderá abranger mais pessoas desse grupo. A aplicação da primeira dose do imunizante ocorrerá na segunda, das 13h às 18h, e na terça (25), das 8h às 18h, no Centro de Oncologia, que funciona no Betim Shopping (avenida Edmeia Mattos Lazzarotti, 1,655). Serão disponibilizadas, nessa etapa, um total de 2.340 doses.

Quem pode ser vacinado
Para essa fase serão priorizados indivíduos de 18 a 59 anos que possuem deficiência permanente e recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC); pessoas de 18 a 59 anos com síndrome de down e/ou acometidos de doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise), além de transplantados de órgãos sólidos (coração, pulmão, rim, pâncreas, intestino e fígado) a partir de 18 anos.

Além desses, serão contempladas as gestantes e puérperas com idade a partir de 18 anos, que possuem uma ou mais comorbidades. No caso delas, segundo o secretário adjunto de Assistência à Saúde, Hilton Soares, é necessária a apresentação de prescrição médica que ateste a avaliação do risco benefício da imunização.

Documentos necessários
Para receber a vacina, é necessário comprovar a comorbidade. São aceitos exames, receitas, relatório médico e/ou prescrição médica com validade máxima de até 12 meses. Os beneficiários do BPC devem apresentar um comprovante atual de recebimento do benefício.