Mandato sem vereadoras: nenhuma mulher foi eleita em Igarapé

0
224

Nenhuma mulher foi eleita a vereadora em Igarapé na votação que ocorreu no último domingo, 15. As 13 vagas do Legislativo Municipal, do mandato de 2021 a 2024, serão todas ocupadas por homens.

De acordo com o informações do TRE-MG, esse resultado não acontecia na cidade há 8 anos. Nas eleições de 2016, duas mulheres foram eleitas: Nilce da Pousada e Daniela Filha da Marilda. Em 2012, a Câmara Municipal teve Marta Professora e Lena do Bidoca como representantes.

A candidatura feminina mais bem votada em Igarapé foi a de Professora Marta, que obteve 307 votos. Ela é a primeira suplente do vereador Léo Barbera. Já a Professora Marilda, com 279 votos, é a primeira suplente do Solidariedade, partido que elegeu dois vereadores, Leandro Barbado e Gari do Povo.

A candidata Ana Bessa (DC) foi a terceira mais bem votada entre as mulheres em Igarapé. A candidata esteve há 4 votos de conseguir uma vaga na casa legislativa, somando 231 votos contra 235 do vereador eleito Rafael Webert.

Como a eleição de vereadores no Brasil é feita pelo sistema proporcional, em que os partidos também precisam obter votos, além do próprio candidato, mesmo com as mulheres citadas tendo mais votos do que alguns dos vereadores eleitos, elas não ocuparão às cadeiras da Câmara pela falta de quociente eleitoral dos partidos em que elas se candidataram.