quarta-feira, outubro 7, 2026
Início Gerais Em São Joaquim de Bicas, clientes da Cemig poderão pagar faturas no...

Em São Joaquim de Bicas, clientes da Cemig poderão pagar faturas no ato da leitura

0
O pagamento poderá ser feito exclusivamente por cartão de débito ou crédito. Foto: Divulgação/Google

A partir do dia 5 de outubro, a Cemig vai implementar, em fase de projeto piloto, uma nova forma de pagamento para os clientes na cidade São Joaquim de Bicas e Santa Maria de Itabira. O projeto piloto, que vai durar até o final deste ano, permitirá que os clientes possam efetuar o pagamento da conta no momento em que o leiturista estiver fazendo a leitura dos medidores. O pagamento poderá ser feito exclusivamente por meio da máquina física nas modalidades de cartão de débito ou crédito.

Para a segurança dos clientes, é importante salientar que os leituristas da força de trabalho da Cemig estão sempre identificados com crachás e uniformes. “Antes de pagar, o cliente deve conferir na tela da máquina ou no comprovante de compra, o CNPJ da Cemig (06.981.180/0001-16). Essa informação também consta na sua fatura, então basta compará-los e só depois efetivar a operação”, explica o gerente de Arrecadação e Adimplência da companhia, Wellington Cancian.  

Vale destacar que o cliente da Cemig continua tendo a possibilidade de colocar sua conta em débito automático ou pagá-la por outros meios: canais digitais bancários, agências bancárias físicas, agentes arrecadadores credenciados e casas lotéricas.

Avisos de cortes e débito automático

Antes do corte de energia, a Cemig entra em contato com o cliente por meio de diversas formas de comunicação, visando evitar que o fornecimento de energia seja interrompido. Os clientes são alertados sobre o atraso nas faturas via e-mail, SMS, cartas e contato telefônico. A informação também vem em destaque na fatura, no campo “reaviso de contas vencidas/débitos anteriores”. Ao receber a conta, o cliente deve verificar esse campo, que é destacado em amarelo no formulário, para identificar possíveis notificações de débitos pendentes. Observar essa informação na conta de luz pode evitar suspensão do fornecimento de energia e custos adicionais com a religação.

Para garantir o recebimento desses comunicados, é fundamental que o cliente mantenha seu cadastro e seus contatos atualizados junto à empresa. “Por isso, recomendamos aos nossos clientes que cadastrem seu e-mail e telefone para receber mensagens da Companhia sobre andamento de serviços e também faturas pendentes, por meio dos canais digitais, como o número de WhatsApp (31 3506-116), aplicativo Cemig Atende e o Cemig Atende Web no site www.cemig.com.br”, informa Wellington Cancian.

Uma opção que pode evitar a situação de inadimplência é a adesão ao débito automático em conta bancária. O cliente pode realizar o cadastro para esta transação em seu banco de preferência, utilizando o código disponível na própria fatura. O procedimento é simples e precisa ser realizado uma única vez. Clientes dos bancos Santander e Itaú podem realizar o cadastro diretamente nos canais de atendimento Cemig.