Jovem de São Joaquim de Bicas faz “vakinha” para tratamento de saúde

0
403
Com apneia do sono grave, jovem pode ter complicações, como AVC, caso não faça tratamento correto. Foto: Arquivo pessoal

No último dia 29 de maio, o jovem Patrick Igor da Silva, de 14 anos, morador de São Joaquim de Bicas, foi diagnosticado com apneia do sono grave. A doença, relacionada com prejuízos cognitivos e nas vias respiratórias, requer urgência no tratamento, pois pode causar um acidente vascular cerebral (AVC).

Para evitar consequências graves, o jovem deve utilizar o CPAP, tratamento considerado o mais eficaz. O CPAP é um objeto que conta com uma máscara nasal, permitindo que o ar chegue às vias aéreas do paciente.  

Para conseguir realizar a compra do CPAP, que custa em torno de R$3.500,00, a família do jovem organizou uma “vakinha” online para financiar o custo do aparelho. Do valor total, até o momento foram arrecadados apenas R$175,00. Os interessados em doar e ajudar Patrick, devem acessar o site: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajude-o-patrick-rafaela-miguel. A contribuição é feita totalmente online.

Entenda a doença                                

A síndrome de apneia e hipopneias obstrutiva do sono (SAHOS) é o distúrbio do sono mais frequente e se caracteriza por repetidos episódios de obstrução parcial ou total da via aérea superior durante o sono, causando fragmentação do sono.

Quando a apneia é grave, o portador da síndrome pode ter sonolência excessiva, complicações cardíacas, como arritmia grave, insuficiência cardíaca ou coronariana. Além disso, pode comprometer a qualidade do sono e a capacidade de concentração no cotidiano de quem tem apneia do sono grave.