Covid-19: Igarapé reforça fiscalização nos comércios

0
218
Fiscais orientam lojistas, funcionários e clientes sobre importância de adoção de atitudes preventivas ao contágio pelo coronavírus. Foto: PMI
Fiscais orientam lojistas, funcionários e clientes sobre importância de adoção de atitudes preventivas ao contágio pelo coronavírus. Foto: PMI

Após permitir retomada gradativa de algumas atividades econômicas, Prefeitura de Igarapé reforça  fiscalização para verificar cumprimento de medidas preventivas à proliferação do coronavírus no município. Na segunda-feira (27), uma equipe de 18 fiscais iniciou visitas aos estabelecimentos comerciais da cidade.

Durante as visitas, a equipe orienta lojistas e consumidores sobre  todas as medidas  de segurança  que devem ser adotadas para evitar a contaminação pelo vírus causador da covid-19.

O uso obrigatório de máscara por toda a população,  a disponibilização de álcool em gel para a clientela na entrada de todos estabelecimentos e, ainda, a limitação do número de pessoas dentro das lojas estão entre as principais medidas preventivas.

Mas existem alguns setores que devem cumprir outras recomendações específicas, detalhadas no Decreto Municipal  Nº 2.344, do dia 24 de abril.  Por isso, o trabalho dos fiscais tem sido também  de esclarecer  dúvidas de  lojistas, funcionários e clientes do comércio de  Igarapé.

Fiscalização

Para ampliar o trabalho – já realizado pelos  órgão de Segurança Pública,  Fiscalização e  de Vigilância Sanitária da prefeitura -, servidores lotados na Secretaria Municipal de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo de Igarapé se juntaram à equipe de profissionais que tem feito a fiscalização sanitária nos estabelecimentos comerciais de Igarapé.

Caso  seja  constatado que o estabelecimento está descumprindo as recomendações tratadas no Decreto 2.344,  ele é notificado para regularizar a situação no prazo de 24h (vinte e quatro horas). Do contrário, pode ter  suspenso o alvará sanitário e de funcionamento, bem como sofrer interdição temporária e ser multado.