Com previsão de chuva forte, Prefeitura de Betim elabora plano emergencial

0
302
Defesa Civil orienta que população fique em casa para evitar os riscos eminentes da chuva. Foto: PMB/Comunicação

Defesa Civil orienta que população fique em casa para evitar os riscos eminentes da chuva

Após comunicados da Defesa Civil estadual e nacional sobre a forte chuva prevista, a Prefeitura de Betim declarou ponto facultativo na sexta-feira, 24. Em reunião na noite da última quarta-feira (22), uma equipe da prefeitura elaborou um plano de enfrentamento aos possíveis transtornos. Gabinete de Ações Emergenciais, pontos de apoio e mobilização total de equipes da Defesa Civil e da Guarda Municipal, além de equipes escaladas para ajudar no deslocamento de famílias, integram o plano emergencial.

Já foram executadas ações prévias, como limpezas e desassoreamentos dos principais canais de água, realizadas no fim do ano passado. Também houve reforço no número de efetivo nas ruas nas equipes da Defesa Civil, TransBetim e Guarda Municipal. Um Gabinete de Ações Emergenciais foi criado pela prefeitura, com o objetivo de monitoramento constante da cidade, além de posicionamento estratégico de todas as equipes em trabalho. As administrações regionais mantem-se de plantão para atendimento à população.

Como medida de segurança, a prefeitura também sugere que as empresas, indústrias e comércios do município liberem os seus funcionários, para que não fiquem susceptíveis a qualquer tipo de risco, tendo em vista a gravidade da situação.

Segundo o prefeito Vittorio Medioli, Betim se preparou para o período das chuvas, mas ainda assim a população deve ficar alerta, já que com chuvas intensas, é inevitável que a água suba rapidamente.Poderá haver risco de transbordamento em alguns pontos. Betim se preparou ao longo dos últimos três anos. Nós fizemos desassoreamento e limpeza nos principais cursos hídricos que escoam as chuvas. Fizemos um preparo adequado as nossas capacidades. Esperamos passar por este período sem nenhum tipo de dano que coloque em risco a vida da população”, destaca. 

Pontos de apoio

A população terá à disposição pontos em que poderá se abrigar e passar a noite em todas as regionais da cidade. São eles:

Regional Centro: Cras Bandeirinhas (Av. Fausto Ribeiro da Silva, 576 – Bandeirinhas)

Regional Imbiruçu: Caic (Av Nova Iorque, 341 Capelinha) ou  Escola Estadual Cecília Meireles  (Rua Carajá, 44, bairro Laranjeiras)

Regional Alterosas: antigo prédio da escola Sebastião Ferreira (Rua Minas Siderúrgica com Av. Filadélfia. Parque das Indústrias)

Regional PTB: E. M. Maria Mourici Granieri (R. José Martiniano de Souza, 250 – Guanabara)

Regional Norte: E. M. Mário Marcos Cordeiro Tupynambá (Av. Hibisco, 125 Alto das Flores) ou Escola Antônio Tereza (Rua Minas Gerais, 170, Senhora das Graças)

Regional Citrolândia: Cras Alto Boa Vista (Rua Ana Neri, nº 151, Bairro Santa Izabel) ou E.M. Edgar Groot (R. Geraldo José Vieira, 21 – Citrolândia)

Regional Petrovale: Escola Edivaldo Faleiro Águia (R. Diógenes,21 – Jardim Nazareno)

Regional Teresópolis: Complexo Esportivo Riccardo Medioli (R. Dulce Brandão, 52 – Jardim Teresópolis) ou Cras Teresópolis (Rua Gaturama, 200 – Jardim Teresópolis)

Regional Vianópolis: Galpão da Rua Ary Barbosa da Silva, ao lado da Ubs Vianópolis.

Regional Icaivera: Escola Municipal Maria Elena da Cunha Braz (rua Eyrussu, 75) ou Escola Estadual João Guimarães Rosa (avenida Sycaba, 1200)

Locais críticos

De acordo com a Superintendência Municipal de Defesa Civil, pontos tidos como de risco, sujeitos a alagamentos e inundações em Betim são:

Avenida Cordiline – Bairro Senhora de Fátima;

Rua da Pedreira – Córrego Goiabinha;

Avenida Marco Túlio Isaac – Altura da Bacia;

Av. Edméia Mattos Lazzarotti – Shopping Monte Carmo;

Córrego do Bairro Icaivera;

Avenida Guandu – Bandeirinhas.

Previsão

De acordo o Instituto Nacional de Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de 80 milímetros a 150 milímetros de chuva em pontos isolados da Região Metropolitana de Belo Horizonte. É importante ressaltar que a partir de 30 milímetros já se observam alagamentos, por a população evite essas áreas.

Imagens desta quinta-feira:

Avenida Marco Túlio Isaac, na altura no Monte Carmo Shopping. Risco de alagamento.