Defesa Civil orienta que população fique em casa para evitar os riscos eminentes da chuva
Após comunicados da Defesa Civil estadual e nacional sobre a forte chuva prevista, a Prefeitura de Betim declarou ponto facultativo na sexta-feira, 24. Em reunião na noite da última quarta-feira (22), uma equipe da prefeitura elaborou um plano de enfrentamento aos possíveis transtornos. Gabinete de Ações Emergenciais, pontos de apoio e mobilização total de equipes da Defesa Civil e da Guarda Municipal, além de equipes escaladas para ajudar no deslocamento de famílias, integram o plano emergencial.
Já foram executadas ações prévias, como limpezas e desassoreamentos dos principais canais de água, realizadas no fim do ano passado. Também houve reforço no número de efetivo nas ruas nas equipes da Defesa Civil, TransBetim e Guarda Municipal. Um Gabinete de Ações Emergenciais foi criado pela prefeitura, com o objetivo de monitoramento constante da cidade, além de posicionamento estratégico de todas as equipes em trabalho. As administrações regionais mantem-se de plantão para atendimento à população.
Como medida de segurança, a prefeitura também sugere que as empresas, indústrias e comércios do município liberem os seus funcionários, para que não fiquem susceptíveis a qualquer tipo de risco, tendo em vista a gravidade da situação.
Segundo o prefeito Vittorio Medioli, Betim se preparou para o período das chuvas, mas ainda assim a população deve ficar alerta, já que com chuvas intensas, é inevitável que a água suba rapidamente. “Poderá haver risco de transbordamento em alguns pontos. Betim se preparou ao longo dos últimos três anos. Nós fizemos desassoreamento e limpeza nos principais cursos hídricos que escoam as chuvas. Fizemos um preparo adequado as nossas capacidades. Esperamos passar por este período sem nenhum tipo de dano que coloque em risco a vida da população”, destaca.
Pontos de apoio
A população terá à disposição pontos em que poderá se abrigar e passar a noite em todas as regionais da cidade. São eles:
Regional Centro: Cras Bandeirinhas (Av. Fausto Ribeiro da Silva, 576 – Bandeirinhas)
Regional Imbiruçu: Caic (Av Nova Iorque, 341 Capelinha) ou Escola Estadual Cecília Meireles (Rua Carajá, 44, bairro Laranjeiras)
Regional Alterosas: antigo prédio da escola Sebastião Ferreira (Rua Minas Siderúrgica com Av. Filadélfia. Parque das Indústrias)
Regional PTB: E. M. Maria Mourici Granieri (R. José Martiniano de Souza, 250 – Guanabara)
Regional Norte: E. M. Mário Marcos Cordeiro Tupynambá (Av. Hibisco, 125 Alto das Flores) ou Escola Antônio Tereza (Rua Minas Gerais, 170, Senhora das Graças)
Regional Citrolândia: Cras Alto Boa Vista (Rua Ana Neri, nº 151, Bairro Santa Izabel) ou E.M. Edgar Groot (R. Geraldo José Vieira, 21 – Citrolândia)
Regional Petrovale: Escola Edivaldo Faleiro Águia (R. Diógenes,21 – Jardim Nazareno)
Regional Teresópolis: Complexo Esportivo Riccardo Medioli (R. Dulce Brandão, 52 – Jardim Teresópolis) ou Cras Teresópolis (Rua Gaturama, 200 – Jardim Teresópolis)
Regional Vianópolis: Galpão da Rua Ary Barbosa da Silva, ao lado da Ubs Vianópolis.
Regional Icaivera: Escola Municipal Maria Elena da Cunha Braz (rua Eyrussu, 75) ou Escola Estadual João Guimarães Rosa (avenida Sycaba, 1200)
Locais críticos
De acordo com a Superintendência Municipal de Defesa Civil, pontos tidos como de risco, sujeitos a alagamentos e inundações em Betim são:
Avenida Cordiline – Bairro Senhora de Fátima;
Rua da Pedreira – Córrego Goiabinha;
Avenida Marco Túlio Isaac – Altura da Bacia;
Av. Edméia Mattos Lazzarotti – Shopping Monte Carmo;
Córrego do Bairro Icaivera;
Avenida Guandu – Bandeirinhas.
Previsão
De acordo o Instituto Nacional de Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de 80 milímetros a 150 milímetros de chuva em pontos isolados da Região Metropolitana de Belo Horizonte. É importante ressaltar que a partir de 30 milímetros já se observam alagamentos, por a população evite essas áreas.
Imagens desta quinta-feira: