Confirmado: Betim será palco do Mundial de Vôlei

0
203
A tabela deverá ser anunciada ainda neste início de semana.

A Federação Internacional (FIVB) oficializará, nesta segunda-feira, Betim como sede do Campeonato Mundial masculino de clubes em 2019. A candidatura da cidade mineira levou a melhor na disputa com os demais participantes e será palco da competição, entre os dias 3 e 8 de dezembro. Meses atrás, a entidade negociou levar o torneio para a Índia.

Os participantes também estão decididos: Sada/Cruzeiro, organizador e atual campeão sul-americano, Civitanova (ITA), vencedor da última Champions League na Europa, Zenit Kazan (RUS), vice-campeão europeu, e Al Rayyan (QAT).

A última definição foi do time catari, dirigido atualmente por Carlos Schwanke, assistente de Rena Dal Zotto na Seleção Brasileira. Terceiro colocado no último Campeonato Asiático, o Al Rayyan herdou a vaga. Primeiramente pois o Varamin, do Irã, campeão continental sofreu sanções da FIVB por atraso em pagamentos, enquanto o Panasonic Panthers, do Japão, vice, não aceitou o convite para participar do Mundial.

A competição reunirá craques internacionais de primeiríssimo nível e proporcionará reencontros curiosos para a torcida do Sada/Cruzeiro. Leal e Simon são dois dos destaques do Civitanova, após passagem pelo time de Marcelo Mendez. Leal saiu ovacionado, enquanto Simon forçou uma ruptura de contrato litigiosa.

O time italiano conta ainda com Bruninho e Juantorena no seu rol de titulares. Já o Zenit Kazan tem o ponta francês Ngapeth como principal nome, contratou o oposto búlgaro Sokolov para o lugar de Matt Anderson, além de parte da base da seleção russa, como Mikhaylov, Volvich, Butko e Golubev.

A tabela deverá ser anunciada ainda neste início de semana, com os times jogando todos contra todos, com as semifinais sendo disputadas pelo primeiro versus o quarto e o segundo contra o terceiro.

Por Daniel Bortoletto