Mineração Morro do Ipê fala sobre barragens de Igarapé

0
472

Os moradores de Igarapé, que vivem em alerta com a situação das barragens de rejeito da cidade, ganharam um motivo para comemorar. Isso porque todas as barragens da mineração estão desativadas e não são mais utilizadas para depositar rejeitos gerados no processo de tratamento do minério.

Mesmo sem operações, as barragens são monitoradas diariamente e são consideradas estáveis. De acordo a Morro do Ipê, responsável pela mineração no município desde outubro de 2016, tecnologias para substituição do modelo de barragem tradicional estão sendo realizadas.

“Desde o início de 2018, a Morro do Ipê investe na modernização de tecnologias para substituição do modelo de barragem tradicional. A mineradora está em fase final de implementação da tecnologia de filtro prensa, que dispensa a utilização de barragens para depósito de rejeitos”, informou a mineradora.

Sirenes instaladas

Questionada sobre instalação das sirenes de alerta, que é essencial caso haja situações de risco, a empresa informou que sete sirenes permanentes foram instaladas na Zona de Autossalvamento e que as datas dos testes ainda serão divulgadas.