Igarapé reabre inscrições para escolha de futuros conselheiros tutelares

0
124

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Igarapé reabre inscrições para Processo de Escolha Unificado para Membros do Conselho Tutelar, para o mandato de 2020/2024. As inscrições devem ser feitas na Sala dos Conselhos até às 16h da próxima segunda-feira, dia 22 de julho. A eleição dos novos conselheiros se dará por meio de voto popular, no dia 6 de outubro, em todos os municípios do país.

“A reabertura de inscrições é uma forma de dar oportunidade a outras pessoas interessadas em concorrer a uma das vagas de conselheiro. É importante esclarecer que essa reabertura não interrompe as etapas daqueles candidatos que já se encontram no processo”, explica a presidente do CMDCA, Fernanda Cruz.

Pré-requisitos

Para concorrer a uma das vagas de conselheiro tutelar em Igarapé, o candidato deverá morar no município há mais de dois anos, ter acima de 21 anos de idade, Ensino Médio completo, idoneidade moral, dentre outras exigências relacionadas no edital. O salário mensal é de R$ 1.588,73, para uma jornada de 40 horas semanais.

O candidato passará por um encontro de orientações, será submetido à prova escrita, além de avaliações documental e psicológica. Segundo a presidente do CMDCA, o Encontro Orientador é o grande diferencial do processo em Igarapé, este ano. A proposta é preparar os candidatos para a prova e esclarecê-los melhor sobre a função do Conselho e o papel do Conselheiro Tutelar.

“Depois de eleitos, antes de assumirem o cargo, os novos conselheiros passarão por um curso preparatório, formação que será estendida a toda  rede de proteção da criança e adolescente”, acrescentou Fernanda Cruz.

O CMDCA e a Sala dos Conselhos funcionam na Rua Primeiro de Maio, Nº 122 – 2° Andar – Centro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 13h às 16h, exceto em feriados e pontos facultativos.

Mais informações sobre o processo podem ser obtidas no EDITAL publicado no Diário Oficial.

Fonte: Prefeitura de Igarapé

1 COMENTÁRIO