Segunda, 28/09/2020

Gerais

Mineração Morro do Ipê fala sobre barragens de Igarapé

Após o rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão (Vale), em Brumadinho, Minas Gerais está em alerta com as outras 202 barragens classificadas como de alto potencial de dano, segundo a Agência Nacional de Águas. Em Igarapé, está instalada a Mineração Morro do Ipê, responsável pela gestão das minas de Ipê e Tico-Tico e das unidades de processamentos localizadas na região mineradora de Serra Azul.

Questionada sobre as condições das barragens de Igarapé, a Morro do Ipê, responsável pela mineração no município desde outubro de 2016, respondeu, por meio de nota oficial, que houve um extenso trabalho, apontando que a estrutura das duas barragens operantes é estável.

“A Mineração do Morro do Ipê esclarece que todas as estruturas geotécnicas, incluindo barragens, atendem às normas e legislações nacional e internacional. O sistema de barragens da Morro do Ipê foi considerado estável após extenso trabalho de investigação geotécnica, realizado por consultores especializados externos e posteriormente endossado pelo Ministério Público Estadual. Atualmente, das quatro estruturas, apenas duas barragens estão operantes. A Morro do Ipê está investindo na implementação da técnica da filtragem de rejeitos e sua disposição em pilhas de estéril. Uma inovação tecnológica que elimina o uso de barragem de rejeitos e, claro, todos os riscos a ela associados”, informou a mineradora.

Atenção do governo municipal

A reportagem do Real Publicação entrou em contato com a Prefeitura de Igarapé para saber quais as ações do atual governo condizem com a realidade de uma cidade que tem uma mineradora. Defesa Civil preparada para lidar com situações de risco e Plano de Contingência foram algumas das questões ignoradas pela prefeitura, que não respondeu sobre o assunto. Também questionada sobre a relação do município com a Mineradora Morro do Ipê, a prefeitura não se manifestou.

O legislativo municipal também não respondeu sobre as questões que dizem respeito à segurança da população. Entretanto, nas redes sociais, vereadores publicaram que na última segunda-feira (28) foi realizada uma reunião para tratar sobre o assunto. Alguns vereadores divulgaram que nesta quarta-feira (30), haverá uma reunião, às 14h30, na Mineração Morro do Ipê.

7 Comments

  1. Avatar

    Marcus Fressati

    Republicou isso em Autos Brasile comentado:
    Totalmente, pessoas sem preparo e querem apenas receber seu sustento no final do mes.

  2. Avatar

    Emerson Fernandes

    Autoridades não fala nada, se eximem das responsabilidades e não tomam atitudes de pulso firme contra as mineradoras. Vidas correm riscos desnecessários por conta de recebimento de royalties.

  3. Avatar

    Maria Helena Liberal Da Costa

    Eu me interesso em saber a situação atual das barragens de mineradoras que há poucos anos estavam destruindo a serra dia e noite, pelo que era visualizado ao pé da serra de Igarapé. Quero mais informações.

  4. Avatar

    Anônimo

    Falar que as barragens estão estáveis é fácil, pois todos aqui sabemos que a prefeitura de igarapé é quenga das mineradoras. E a defesa Civil tá fazendo um grande trabalho, colocando placas de fulga para os moradores correr . Como se desse tempo de correr se essa porcaria se romper . A mineradora é a prefeitura está colocando centenas de vidas em risco .Tem que acabar com essas barragens . Ou vai esperar mais gente morrer ?

  5. Avatar

    Anônimo

    Ao vez de coorremos devesse eles correr e acabar com isso sera q sabe o valor de uma vida! Foi pela morte de Jesus vc pagaria este preco

  6. Avatar

    Anônimo

    Falta é vergonha de nós moradores destas comunidades em perigo procurarmos os orgãos competentes e reivindicar nossos direitos, o problema é que aceitamos tudo, nesta hora devíamos deixar o orgulho de lado e juntarmos todos por uma mesma solução. No meu bairro está cheio de placas, perguntei há alguns vizinhos se haviam recebido alguma informação e todos afirmaram que não receberam.

  7. Avatar

    Anônimo

    manifestarem todos ,existe uma comunidade um lider e todos devem fazem muito barulho,manifetações kincomodar os politicos e prefeitlo.

Deixe um comentário

RUA MIGUEL HENRIQUES DA SILVA, Nº4, CENTRO, IGARAPÉ-MG


CONTATO: (31) 9 9858-1002

error: Conteúdo protegido contra plágio!