Após o rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão (Vale), em Brumadinho, Minas Gerais está em alerta com as outras 202 barragens classificadas como de alto potencial de dano, segundo a Agência Nacional de Águas. Em Igarapé, está instalada a Mineração Morro do Ipê, responsável pela gestão das minas de Ipê e Tico-Tico e das unidades de processamentos localizadas na região mineradora de Serra Azul.
Questionada sobre as condições das barragens de Igarapé, a Morro do Ipê, responsável pela mineração no município desde outubro de 2016, respondeu, por meio de nota oficial, que houve um extenso trabalho, apontando que a estrutura das duas barragens operantes é estável.
“A Mineração do Morro do Ipê esclarece que todas as estruturas geotécnicas, incluindo barragens, atendem às normas e legislações nacional e internacional. O sistema de barragens da Morro do Ipê foi considerado estável após extenso trabalho de investigação geotécnica, realizado por consultores especializados externos e posteriormente endossado pelo Ministério Público Estadual. Atualmente, das quatro estruturas, apenas duas barragens estão operantes. A Morro do Ipê está investindo na implementação da técnica da filtragem de rejeitos e sua disposição em pilhas de estéril. Uma inovação tecnológica que elimina o uso de barragem de rejeitos e, claro, todos os riscos a ela associados”, informou a mineradora.
Atenção do governo municipal
A reportagem do Real Publicação entrou em contato com a Prefeitura de Igarapé para saber quais as ações do atual governo condizem com a realidade de uma cidade que tem uma mineradora. Defesa Civil preparada para lidar com situações de risco e Plano de Contingência foram algumas das questões ignoradas pela prefeitura, que não respondeu sobre o assunto. Também questionada sobre a relação do município com a Mineradora Morro do Ipê, a prefeitura não se manifestou.
O legislativo municipal também não respondeu sobre as questões que dizem respeito à segurança da população. Entretanto, nas redes sociais, vereadores publicaram que na última segunda-feira (28) foi realizada uma reunião para tratar sobre o assunto. Alguns vereadores divulgaram que nesta quarta-feira (30), haverá uma reunião, às 14h30, na Mineração Morro do Ipê.
Republicou isso em Autos Brasile comentado:
Totalmente, pessoas sem preparo e querem apenas receber seu sustento no final do mes.
Autoridades não fala nada, se eximem das responsabilidades e não tomam atitudes de pulso firme contra as mineradoras. Vidas correm riscos desnecessários por conta de recebimento de royalties.
Eu me interesso em saber a situação atual das barragens de mineradoras que há poucos anos estavam destruindo a serra dia e noite, pelo que era visualizado ao pé da serra de Igarapé. Quero mais informações.
Falar que as barragens estão estáveis é fácil, pois todos aqui sabemos que a prefeitura de igarapé é quenga das mineradoras. E a defesa Civil tá fazendo um grande trabalho, colocando placas de fulga para os moradores correr . Como se desse tempo de correr se essa porcaria se romper . A mineradora é a prefeitura está colocando centenas de vidas em risco .Tem que acabar com essas barragens . Ou vai esperar mais gente morrer ?
Ao vez de coorremos devesse eles correr e acabar com isso sera q sabe o valor de uma vida! Foi pela morte de Jesus vc pagaria este preco
Falta é vergonha de nós moradores destas comunidades em perigo procurarmos os orgãos competentes e reivindicar nossos direitos, o problema é que aceitamos tudo, nesta hora devíamos deixar o orgulho de lado e juntarmos todos por uma mesma solução. No meu bairro está cheio de placas, perguntei há alguns vizinhos se haviam recebido alguma informação e todos afirmaram que não receberam.
manifestarem todos ,existe uma comunidade um lider e todos devem fazem muito barulho,manifetações kincomodar os politicos e prefeitlo.