São Mateus: sem infraestrutura, moradores estão completamente ilhados

0
219

Além de ruas intransitáveis, moradores reclamam de águam com lodo e gordura

Os moradores do São Mateus, bairro mais antigo de Igarapé, permanecem completamente sem acesso aos serviços básicos. As ruas, que estão da mesma forma há 62 anos, encontram-se intransitáveis, com crateras e muita lama. A obra de encanamento ainda não foi concluída, deixando os moradores sem condições de usufruir de água potável saudável.

As obras, que foram iniciadas no dia 2 de maio deste ano, estavam previstas para serem concluídas em agosto, mas seis meses depois nada foi entregue à população. As obras de encanamento fazem parte de um convênio firmado entre a Prefeitura de Igarapé e a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). Os serviços de implantação do sistema de abastecimento de água preveem a instalação de 1.850 metros de rede de distribuição de água, 100 metros de adutora e construção de 50 ligações prediais. O valor total do convênio firmado foi de R$88.739,14.

De acordo com Jessica Paula, uma das moradoras do bairro, os canos foram instalados, mas somente duas vezes um caminhão apareceu e despejou água para as residências. “E mesmo assim a água tem lodo. Até mesmo alguns vizinhos fizeram fotos e vídeos em que sai o lodo da água. A Copasa fala que é pra gente beber, pra gente dar para as crianças, mas tem lodo e a água está saindo com gordura de dentro dos canos. Não tem como a gente pegar uma água para fazer uma comida. A gente está numa situação difícil. Agora, com essa chuva, e como eles colocaram os canos na rua, onde eles colocaram fizeram vários buracos terríveis”, contou a moradora.

Crateras nas ruas e crianças sem aula
“Os meus meninos tem uma semana que não vão à escola. Não tem como sair de casa. Ontem eu precisei ir à farmácia e o carro ficou atolado no barro. Tive que largar o carro e descer pisando no barro. Não podemos sair de casa. Não tem como sair de casa. A situação está difícil. A gente pede ajuda. Já pedimos vários vereadores, mas ninguém resolve nada”, desabafou Jessica Paula, esperando que alguma providência seja tomada.

Sobre as vias, a Prefeitura de Igarapé informou que fará a manutenção assim que houver estabilização das condições climáticas. A prefeitura reconheceu que o ideal para a solução do problema seria a pavimentação das vias, porém, no momento, o município não possui condições financeiras para executar tal obra. Com relação ao transporte das crianças, por questão de segurança, no período chuvoso, o ônibus escolar não circula dentro do bairro.

Sobre os recorrentes problemas do bairro São Mateus, a Câmara Municipal de Igarapé, por meio de nota oficial, respondeu que “os vereadores já estiveram no local e pediram a representantes do Executivo que tomem as medidas necessárias. Para reforçar, será feita leitura de indicação na 79ª Reunião Ordinária, no dia 12/11”. A Copasa não deu nenhuma explicação até o fechamento da matéria.

WhatsApp Image 2018-11-09 at 10.36.34
Fotos enviadas por moradores do bairro São Mateus.
WhatsApp Image 2018-11-09 at 10.36.34 (1)
Moradores estão impossibilitados de circular pelo local.