Desfile de 7 Setembro volta ao calendário municipal de Betim

0
280

Após oito anos sem comemoração do Dia da Independência do Brasil, momento cívico reunirá instituições nacionais, sociais e educacionais 

A Prefeitura de Betim realizará o Desfile de 7 Setembro em 2018. Após oito anos sem o momento cívico, a data, de importância histórica, voltará a integrar o calendário municipal de eventos com muitas atrações. O desfile, marcado para iniciar às 9h, terá concentração no Parque de Exposições David Gonçalves Lara. São esperados cerca de mil integrantes das instituições participantes.

O trajeto é novo. Pela primeira vez a concentração será em frente ao palco principal do Parque de Exposições. Após a abertura, com o hasteamento das bandeiras e outras solenidades, os participantes e o público terão acesso ao desfile que marcará o retorno da tradição. A previsão é de que o momento cívico seja encerrado às 11h. A programação do Dia da Independência seguirá até às 14h, com apresentações de músicos locais, praça de alimentação, rua de lazer e exposição de trabalhos de estudantes e de outras instituições participantes. 
  
Para o secretário de Governo e procurador-geral do município, Bruno Cypriano, é importantíssimo que Betim celebre o Dia da Independência. “A retomada do Desfile de 7 Setembro sempre foi o objetivo da atual gestão. No ano passado tivemos muito o que organizar na prefeitura mas, neste ano, estamos dispostos a fazer o melhor e o mais organizado desfile de todos os tempos. Estamos trabalhando em conjunto com todas as secretarias municipais para que nossas crianças e adolescentes conheçam esse sentimento de brasilidade, de gostar do nosso País, apesar de todas as dificuldades”, finalizou. 

IMG_5152
Alunos da rede municipal já se preparam para o Desfile de 7 Setembro. Foto: Secom-Betim

Democracia por meio da educação 
A Secretaria Municipal da Educação fará do momento cívico uma oportunidade de conhecimento e exercício da cidadania. Com a participação de escolas e centros municipais infantis, os estudantes não só desfilarão como também terão a oportunidade de apresentar trabalhos e projetos desenvolvidos em sala de aula. “Ao comemorarmos a independência do Brasil, devemos nos conscientizar que ainda existem vários resquícios que também devemos nos opor, como as diferenças sociais, a falta de ética na política e isso só se reverte através da educação”, comentou o secretário da Educação, Pedro Pinto. 
  
Os Escoteiros do Brasil, importante organização que promove a educação para milhares de crianças e jovens por todo o país, também tem presença confirmada no retorno do momento cívico betinense. “A volta do Desfile de 7 Setembro é motivo de alegria e orgulho para todos nós. Os Escoteiros do Brasil participarão dessa festa cívica com os dois grupos da cidade, o 83º G.E. Olave Saint Clair – Geosc e o 97º G.E. Capela Nova – Gecan”, afirmou o assistente Distrital de Relações Institucionais do Escoteiros do Brasil, Giovanni Inácio Maia.

O Salão do Encontro, serviço assistencial instalado em Betim desde 1970, será mais uma das instituições a fazer a diferença no desfile. A instituição participará com 60 alunos integrantes do Projeto Guarda Jovem do Bem, desenvolvido em parceria com a Guarda Municipal. “O Salão se sente extremamente honrado pelo convite para participar do desfile. Esse momento está plenamente alinhado com a nossa proposta pedagógica, que está ligada ao patriotismo. Temos que parabenizar o atual governo, pois, depois de tantos anos, será retomado um evento dessa magnitude. Agradeço e parabenizo pela iniciativa”, comentou o superintendente do Salão do Encontro, Carlos Hamilton Ferreira.   
 
Programação
 

07h30 às 8h: café da manhã para os participantes do desfile. 
8h30: concentração em frente ao palco principal do Parque de Exposições. 
9h: abertura do Desfile de 7 Setembro. 
11h: término do desfile e retorno para o Parque de Exposição, onde haverá programação recreativa com shows locais, apresentação de trabalhos e projetos de escolas e instituições e praça de alimentação.   
14h: encerramento de todas as atividades no Parque de Exposições.   

IMG_5166
Foto: Roberto Maradona/Secom-Betim