Os cinco benefícios cientificamente comprovados da corrida

0
248

Especialista mostra que o esporte pode diminuir os riscos de doenças e melhorar até aspectos emocionais, aumentando a longevidade do atleta

Atividade física é um santo remédio”. Mais do que uma frase de efeito, essa mensagem tem comprovação científica. Praticar algum esporte, especialmente a corrida, traz inúmeros benefícios, como auxílio na prevenção de doenças do coração, derrame e até alguns tipos de câncer. Além disso, cientistas mostraram que correr melhora a qualidade de vida nos aspectos emocionais e mentais, ajudando inclusive o praticante a ter uma vida mais longa

  1. Correr te deixa mais feliz

Além do já conhecido “barato da corrida”, aquela sensação de satisfação após um treino, uma pesquisa de 2006 publicada na Medicine & Science in Sports & Exercise mostrou que mesmo um exercício mais curto, como andar na esteira por 30 minutos, pode instantaneamente melhorar o humor de uma pessoa com depressão. Outro estudo publicado na mesma revista científica, em 2013, descobriu que ratos usufruem de efeitos antidepressivos correndo, e concluiu que atividade física é uma alternativa para o tratamento de depressão.

  1. Correr fortalece seus ossos

Há muito tempo se sabe que correr aumenta a massa óssea e ajuda a prevenir os efeitos do envelhecimento sobre os ossos. Mas é provável que muita gente já tenha te falado que correr é ruim para os joelhos. O fato é que a ciência não concorda com isso. Estudos vêm mostrando que correr não aumenta o risco de artrose, o conhecido desgaste no joelho.

  1. Correr te faz envelhecer de forma saudável

Pesquisadores da Nova Zelândia conduziram uma pesquisa que concluiu que exercícios físicos ajudam a combater sinais de envelhecimentos, como declínio cognitivo, seletividade de atenção e lapsos de memória.

  1. Correr reduz o risco de câncer

Correr pode não curar o câncer, mas há inúmeras evidências de que pode preveni-lo. Uma grande revisão de 170 estudos epidemiológicos no Journal of Nutrition, mostrou que atividade física regular está associada a menor risco de certos tipos de câncer.

  1. Correr aumenta anos de vida

Quem faz atividade física vive mais. Mesmo com estilos de vida diferentes. Por exemplo: fumantes aumentaram em 4,1 anos a expectativa de vida. Não fumantes, 3 anos. Quem já passou por um tratamento de câncer viveu 5,3 anos a mais em relação a quem não fazia atividade física. Pessoas com doenças no coração viveram 4,3 anos a mais graças à atividade física.