Defesa Civil do Estado faz seminário em Igarapé

0
223

No dia 5 de setembro a Defesa Civil do Estado de Minas Gerais realizou um seminário em Igarapé. A criação de um plano de contingência foi o tema principal do encontro, que contou com a presença de representantes do executivo e do legislativo municipal.

Um plano de contingência funciona como um planejamento de resposta, que deve ser elaborado em um período de normalidade, quando há possibilidade de definir procedimentos e ações que devem ser tomadas na ocorrência de algum desastre. O Tenente da Defesa Civil do Estado, Paulo Henrique Camargos Firme, esclareceu uma série de questões para os participantes do seminário. De acordo com o Tenente, a contingência é a situação de incerteza quanto a um determinado fenômeno ou acidente. Chuvas, barragens, seca e racionamento de água, epidemias e acidentes diversos podem ser caracterizados como desastres.

A Defesa Civil de Minas e também a de Igarapé, policiais, bombeiros e mesmo representantes da comunidade acordaram com a importante necessidade da criação de um plano de contingência, que em breve poderá ser constituído e apresentado à comunidade.