segunda-feira, junho 22, 2026
Início Site Página 5

Homem é preso com arma e drogas após tentar fugir da PM no bairro Pedra Branca, em São Joaquim de Bicas

0

Durante patrulhamento do Tático Móvel no bairro Pedra Branca, um indivíduo fugiu ao perceber a aproximação da viatura policial, entrando em uma residência na Rua Lavras, bairro Pedra Branca, Diante da atitude suspeita, os militares iniciaram perseguição e conseguiram localizar o homem escondido nos fundos do imóvel, em uma construção inacabada.

Durante a abordagem, foi realizada busca pessoal, sendo encontrada com o suspeito a quantia de R$ 238 em dinheiro. Questionado sobre a fuga, ele alegou temer um possível mandado de prisão, o que não foi confirmado após consulta aos sistemas policiais.

As diligências continuaram nas proximidades, quando uma moradora vizinha relatou ter visto objetos sendo arremessados em seu imóvel. No local, os militares encontraram um revólver da marca Taurus, carregado com seis cartuchos (cinco picotados e um intacto), além de uma balança de precisão.

Em continuidade à ocorrência, também foi localizada, sobre a laje da residência para onde o suspeito havia fugido, uma porção considerável de substância semelhante ao crack.

Diante dos fatos, o indivíduo foi preso por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo, sendo conduzido à delegacia junto com os materiais apreendidos. Durante o registro da ocorrência, ele ainda tentou negociar com os policiais a omissão da droga no boletim em troca da entrega de outras armas, proposta que foi recusada.

A testemunha, proprietária do imóvel onde ocorreu a abordagem, acompanhou parte da ação. O suspeito teve seus direitos garantidos durante toda a ocorrência.

Tradicional encenação da Paixão de Cristo será realizada nesta sexta-feira em Igarapé

0

A comunidade de Igarapé se prepara para mais uma tradicional encenação da Paixão de Cristo, que acontece nesta sexta-feira, dia 03 de abril.

O evento está marcado para as 19h, em frente à Igreja Matriz de Santo Antônio, reunindo fiéis e moradores para um momento de fé, reflexão e espiritualidade. Após a apresentação, será realizada a procissão do enterro, dando continuidade às celebrações.

A encenação relembra um dos momentos mais marcantes da fé cristã, representando o sacrifício de Jesus Cristo e convidando o público a reviver esse gesto de amor e entrega.

Cemig vai investir mais de R$ 57 milhões em nova subestação em São Joaquim de Bicas

0

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) vai investir mais de R$ 57 milhões na construção da Subestação São Joaquim de Bicas 2, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A obra integra o Programa Mais Energia e tem como objetivo ampliar a oferta de energia, reforçar a infraestrutura elétrica e melhorar a qualidade do serviço prestado aos consumidores.

Segundo a companhia, a nova subestação terá capacidade instalada de 50 MVA e deve beneficiar cerca de 150 mil pessoas. O empreendimento é apontado como estratégico para atender o avanço urbano e industrial de cidades como São Joaquim de Bicas, Betim, Mário Campos, Nova Lima e Rio Acima.

Ao todo, a Cemig informou que vai investir cerca de R$ 264 milhões, somente em 2026, na construção de cinco novas subestações na Região Central de Minas Gerais, incluindo a Região Metropolitana de Belo Horizonte. As obras devem beneficiar diretamente 364 mil pessoas em 14 municípios.

Lançado em 2021, o Programa Mais Energia prevê a construção de 200 subestações de distribuição até 2027. A iniciativa inclui novas instalações, modernização de estruturas já existentes e reforços em linhas de alta e média tensão, com a proposta de aumentar a robustez e a confiabilidade do sistema elétrico em Minas Gerais.

Na Regional de Distribuição Centro, além de Belo Horizonte, os investimentos também contemplam municípios como Felixlândia, Curvelo, São Gonçalo do Rio Preto, Rio Vermelho, Rio Acima, Nova Lima, Betim, Mário Campos e São Joaquim de Bicas.

Adolescente morre após bater bicicleta motorizada em muro em Betim

0
Foto: Brandon Santos

Um adolescente de 15 anos morreu no início da noite de sábado (11) após perder o controle de uma bicicleta motorizada e bater contra o muro de uma residência, na rua Antônio Ventura, na região de Citrolândia, em Betim.

De acordo com relatos de moradores, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e chegou a prestar os primeiros socorros. No entanto, o jovem sofreu uma parada cardíaca e morreu ainda no local do acidente.

Ainda segundo testemunhas, o adolescente morava nas proximidades, no bairro Sol Nascente. As circunstâncias do acidente não foram detalhadas até o momento.

Denúncia aponta maus-tratos após morte de cachorro em São Joaquim de Bicas

0

Uma denúncia de maus-tratos a um cachorro foi registrada por moradores do bairro Pedra Branca, em São Joaquim de Bicas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, neste fim de semana.

Segundo relatos, o animal teria sido morto dentro de uma residência na rua Antônio de Freitas Campos. As circunstâncias do caso não foram confirmadas oficialmente.

Ainda de acordo com testemunhas, a Polícia Militar foi acionada diversas vezes durante a ocorrência. Conforme os relatos, não houve comparecimento de viatura no local no momento dos fatos.

A reportagem procurou a Polícia Militar para verificar o registro da ocorrência e o atendimento da chamada, mas não obteve retorno até a última atualização desta matéria.

Penitenciária de São Joaquim de Bicas registra duas mortes de detentos em intervalo de sete dias

0
Penitenciária São Joaquim de Bicas I receberá o veículo. Foto: José Carlos/Secom MG

Dois detentos morreram na Penitenciária Professor Jason Soares Albergaria, em São Joaquim de Bicas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, em um intervalo de sete dias. As mortes foram registradas nos dias 28 de março e 4 de abril.

Segundo a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp), o caso mais recente ocorreu no sábado (4), quando Wender Keven Oliveira Santana, de 28 anos, foi encontrado sem sinais vitais dentro da cela.

De acordo com a pasta, o detento estava pendurado por uma corda artesanal presa à grade da janela do banheiro. A morte foi confirmada por um profissional de saúde da unidade.

Wender havia sido admitido no presídio no dia 24 de março de 2026 e possuía passagens anteriores pelo sistema prisional desde maio de 2017. Três presos que dividiam a cela com ele devem ser ouvidos durante as apurações internas.

O outro caso foi registrado no dia 28 de março. Luciano de Souza Rosa, de 47 anos, foi encontrado desacordado em sua cela. Ele chegou a ser socorrido por policiais penais e encaminhado a um hospital da rede pública, mas não resistiu após dar entrada na unidade de saúde.

Luciano estava no sistema prisional desde 8 de fevereiro de 2025 e também possuía registros anteriores desde 2015.

A direção da penitenciária instaurou procedimentos administrativos para apurar as circunstâncias das duas mortes. As investigações criminais estão sob responsabilidade da Polícia Civil.

Igarapé e São Joaquim de Bicas: jovens já podem tirar título de eleitor para votar em 2026

0

Jovens de Igarapé e São Joaquim de Bicas que terão 16 ou 17 anos até o dia 4 de outubro de 2026, data do primeiro turno das eleições, já podem tirar o título de eleitor.

O alistamento eleitoral é gratuito e pode ser feito até o dia 6 de maio de 2026. Para isso, é necessário comparecer a um cartório eleitoral ou posto de atendimento do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).

Quem ainda tem 15 anos, mas vai completar 16 até a data da eleição, também já pode solicitar o documento.

Para emitir o título de eleitor, é preciso apresentar: documento de identidade com foto ou certidão de nascimento; comprovante de endereço; e, no caso de homens que completam 19 anos em 2026, certificado de quitação com o serviço militar.

Na região, o atendimento é realizado no cartório eleitoral que atende os dois municípios, localizado em Igarapé, na Rua Manoel Franco Amaral, nº 468, bairro Cidade Jardim.

O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h.

Para emitir o título de eleitor, é necessário apresentar documento de identidade com foto ou certidão de nascimento, comprovante de endereço e, no caso de homens que completam 19 anos em 2026, certificado de quitação com o serviço militar.

O voto é facultativo para jovens de 16 e 17 anos, mas passa a ser obrigatório a partir dos 18 anos.

Para mais informações, o eleitor pode entrar em contato com a Justiça Eleitoral pelos telefones 148 ou (31) 2116-3600.

Trabalhadores são resgatados em Igarapé em meio a novos casos de trabalho análogo à escravidão em MG

0
Igarapé entra na “lista suja” do trabalho escravo após fiscalização; estado lidera ranking nacional com mais de mil resgates

Casos de trabalho análogo à escravidão foram identificados em diferentes regiões de Minas Gerais, incluindo Igarapé, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Nesta terça-feira (7), 36 empregadores do estado foram incluídos na chamada “lista suja” do governo federal.

Em Igarapé, dois trabalhadores foram resgatados em um sítio durante ação de fiscalização. As condições encontradas não foram detalhadas, mas o caso integra o conjunto de ocorrências recentes registradas no estado.

Na capital mineira, duas mulheres foram encontradas trabalhando como domésticas em condições semelhantes à escravidão nos bairros Lourdes e Belvedere, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. Segundo a fiscalização, as vítimas estavam submetidas a situações degradantes e sem garantia de direitos básicos.

Outras ações também ocorreram no interior. Em Tapiraí, no Centro-Oeste de Minas, 41 pessoas foram encontradas em situação degradante em uma plantação de cebolas na fazenda Olho do Sol.

De acordo com o relatório da fiscalização, o cenário chamou atenção pela precariedade. “Não havia qualquer área sombreada, apenas terra e poeira, sob sol escaldante. Os trabalhadores não utilizavam equipamentos de proteção individual”, aponta o documento.

Já em Patrocínio, no Triângulo Mineiro, três trabalhadores relataram irregularidades em uma plantação de café na fazenda Vista Alegre.

A “lista suja” do trabalho escravo é atualizada a cada seis meses pelo governo federal e reúne empregadores flagrados submetendo trabalhadores a condições análogas à escravidão. Com a nova atualização, Minas Gerais segue liderando o ranking nacional, com 122 nomes incluídos.

Nos últimos dois anos, mais de mil trabalhadores foram resgatados em todo o estado.

Nesta quarta-feira (8), o superintendente regional do Trabalho, Carlos Calazans, entregou a atualização ao procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais, Max Emiliano da Silva Sena.

Calazans destacou a gravidade da situação. “São crimes e precisam ser julgados como crimes. Se fosse um só trabalhador resgatado já seria uma indignidade. Pensar em mil em dois anos, praticamente um a cada dia, é algo inimaginável”, afirmou.

Segundo Sena, o Ministério Público do Trabalho irá adotar medidas legais contra os responsáveis, incluindo termos de ajuste de conduta e ações civis públicas, além da cobrança de direitos trabalhistas devidos às vítimas.

MP abre inquérito para apurar falta de profissionais de apoio para crianças atípicas em Betim

0

O Ministério Público de Minas Gerais abriu inquérito civil para apurar a falta de profissionais de apoio na rede municipal de ensino de Betim.

A medida ocorre após denúncias de mães de crianças com deficiência e neurodivergência, que relatam dificuldades no acesso ao suporte adequado nas escolas.

Segundo o órgão, uma reunião com a Secretaria de Educação foi realizada no dia 26 de março, quando a pasta teria se comprometido a apresentar solução em até 15 dias. As famílias, no entanto, afirmam que não houve mudanças.

Relatos apontam falta de profissionais qualificados, alta rotatividade e sobrecarga nas salas. Também há críticas à ausência de planejamento pedagógico adaptado e à não consideração de laudos médicos para concessão de atendentes.

As famílias afirmam ainda que a rede municipal teria mais de 900 crianças sem acompanhamento adequado.

Segundo relatos, o prefeito Heron Guimarães avalia a contratação emergencial de profissionais para amenizar a situação. Procurada, a Prefeitura de Betim não respondeu até a publicação desta reportagem.

Família denuncia isolamento de aluno autista em escola de Igarapé; prefeitura abre investigação

0

Pais de um menino de 9 anos, diagnosticado com transtorno do espectro autista (TEA) nível 3 de suporte, denunciaram um grave caso de negligência e possível maus-tratos em uma escola municipal de Igarapé, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A suspeita surgiu após o estudante começar a apresentar resistência frequente para ir à escola. Sem conseguir se comunicar verbalmente, o menino demonstrava desconforto, o que levou a mãe a esconder um gravador na roupa dele. No dia 30 de março, o áudio captado revelou falas atribuídas a funcionárias da escola, indicando que a criança teria sido isolada.

Durante o período em que ficou sozinha, a criança, sob forte estresse, tirou as roupas e passou a tocar o próprio corpo. Segundo a família, não houve qualquer tentativa de acolhimento ou intervenção por parte das funcionárias. Em um dos trechos da gravação, uma mulher afirma: “qualquer criança que entrar na sala vai ser estuprada”, o que causou revolta.
O caso foi formalmente denunciado à Polícia Civil de Minas Gerais e também à Secretaria Municipal de Educação de Igarapé. A família informou que também pretende acionar o Ministério Público.

Prefeitura de Igarapé se manifesta

Em nota oficial, a Prefeitura de Igarapé informou que, após tomar conhecimento da situação, adotou as medidas necessárias para garantir a proteção da criança e a apuração rigorosa dos fatos.
Segundo o município, foi instaurado um procedimento interno e a administração afirmou não compactuar com qualquer forma de desrespeito ou conduta incompatível com os princípios da educação inclusiva e da dignidade humana.

A Secretaria de Educação também declarou que está à disposição para garantir o acolhimento da criança e de sua família.

Últimas Notícias