A Prefeitura de Igarapé está construindo um novo acesso entre a BR-381 e o município, na altura do km 511+746, no bairro São Sebastião. A obra está orçada em aproximadamente R$ 1,6 milhão.
O projeto originalmente aprovado prevê o fechamento da atual entrada principal de Igarapé, fazendo com que o novo acesso passasse a ser utilizado como principal porta de entrada do município. A informação mobilizou moradores, comerciantes e trabalhadores, ampliando a discussão sobre mobilidade urbana na cidade.
O debate ganhou força nos últimos dias e contou com a participação do vereador Cleisinho (Cleison Borges), que utilizou as redes sociais para levar o tema ao conhecimento da população e ouvir as preocupações dos moradores. O parlamentar defendeu que mudanças dessa magnitude precisam ser precedidas de planejamento, transparência e diálogo com a comunidade.
“Não sou contra o desenvolvimento da cidade. O que defendo é que uma mudança tão importante para a mobilidade urbana seja discutida com quem vive Igarapé todos os dias. Além disso, precisamos olhar para o verdadeiro gargalo do nosso município, que hoje está na trincheira da saída da cidade, onde milhares de pessoas enfrentam congestionamento diariamente”, afirmou o vereador Cleison Borges.
Outro ponto levantado pelo parlamentar diz respeito aos impactos que o fechamento do atual acesso poderá provocar no trânsito local. Segundo Cleisinho, a alteração fará com que grande parte do fluxo de veículos passe pela Avenida Duque de Caxias, inclusive em frente à Escola Estadual Santa Chiara e ao Ceci, aumentando a preocupação quanto à segurança de crianças e idosos que frequentam diariamente esses espaços. O vereador também destacou o grande aumento na circulação de veículos no bairro Novo Horizonte.
Administração municipal
Segundo informações divulgadas pela administração municipal, a previsão inicial do fechamento do acesso atual foi aceita como condição necessária para permitir o avanço do processo licitatório e o início das obras, etapa que demandou aproximadamente mais um ano para ser concluída. A Prefeitura afirma, contudo, que já planejava solicitar posteriormente a manutenção das duas entradas em funcionamento.
Com a mudança da concessionária responsável pela BR-381, o Município apresentou o pedido à Motiva, que teria demonstrado abertura para dialogar e avaliar tecnicamente a proposta. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) também já realizou uma vistoria no local.
Ainda segundo a prefeitura, a obra deverá ser concluída em aproximadamente 50 dias e, nesse período, a expectativa da administração municipal é receber uma resposta sobre a possibilidade de manutenção dos dois acessos em funcionamento.













