São Joaquim de Bicas inaugura centro de monitoramento com mais de 600 câmeras e operação 24 horas

Novo Centro Integrado de Monitoramento funciona em parceria com forças de segurança para reforçar o combate à criminalidade

0
56
A estrutura já opera 24 horas por dia e conta com mais de 600 câmeras.

A Prefeitura de São Joaquim de Bicas inaugurou o Centro Integrado de Monitoramento (CIM), que começou a funcionar na última sexta-feira (24). A estrutura já opera 24 horas por dia e conta com mais de 600 câmeras instaladas em pontos estratégicos do município.

Segundo a administração municipal, os equipamentos foram distribuídos em locais de grande circulação, como escolas, salas de aula, praças, unidades de saúde e outros espaços públicos. A proposta é ampliar a vigilância e contribuir diretamente para a redução dos índices de criminalidade.

A central funciona com tecnologia de videomonitoramento por meio do sistema Olho Vivo e de câmeras institucionais. Os dispositivos estão posicionados em áreas com maior fluxo de pessoas, além de locais como policlínica, Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e instituições de ensino.

De acordo com o prefeito Matheus Resende, a implantação do CIM é uma resposta ao aumento de casos de furtos e roubos registrados na cidade.

“Esse cenário exige uma atuação planejada, com uso de inteligência, tecnologia e integração entre as forças de segurança. O sistema permitirá ampliar o monitoramento em tempo real, apoiar a atuação das forças de segurança e otimizar o tempo de resposta às ocorrências”, afirmou.

O CIM opera de forma integrada com a Polícia Militar, Polícia Civil e Defesa Civil, com foco no compartilhamento de informações e na agilidade na tomada de decisões.

A prefeitura destaca que o projeto faz parte de um conjunto de ações voltadas ao fortalecimento da segurança pública e à melhoria da qualidade de vida da população.