São Joaquim de Bicas promove treinamento para Teste do Pezinho

0
377
Divulgação

Nesta segunda-feira (20), a Secretaria de Saúde de São Joaquim de Bicas realizou um importante treinamento sobre o Teste do Pezinho. O exame é um dos mais importantes após o nascimento do bebê, já que identifica doenças raras que afetam o sistema imunológico.

O treinamento contou com técnicas de ensinamentos teóricos e práticos, como a forma da coleta, do armazenamento, do envio das amostras, entre outras ações.

O teste do pezinho é um exame que deve ser realizado em todos os recém-nascidos, normalmente a partir do terceiro dia de vida. O teste ajuda a diagnosticar algumas doenças genéticas e metabólicas. Além de obrigatório, o serviço é gratuito, e disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Teste positivo pela primeira vez em Minas Gerais 

Uma doença rara, que afeta o sistema imunológico, foi identificada pela primeira vez em um bebê, em Minas Gerais, por meio do teste do pezinho. A partir do Programa de Triagem Neonatal foi possível detectar que a criança nasceu com imunodeficiência combinada grave, conhecida como SCID, doença que acomete um a cada 50 mil bebês. Em Minas, essa condição rara de saúde passou a fazer parte da lista de doenças testadas pelo exame, neste ano. O teste é feito a partir do sangue coletado do calcanhar do bebê, com três a sete dias de vida, após uma punção local.