Nessa quinta-feira (2), a Prefeitura de Igarapé assinou o Termo de Intenções de Cooperação Técnica para a construção da nova sede da Polícia Militar no município. A previsão é de que as obras sejam iniciadas ainda neste ano.
Segundo a prefeitura, a ordem de serviço para a produção do projeto para a licitação da obra já foi emitida. A construção da unidade será 100% custeada com recursos próprios da Prefeitura de Igarapé.
A previsão é de que a obra seja concluída em até dois anos, em um terreno com área aproximada de 4.154,93m². O local da construção ainda não foi divulgado pelo município.
7ª CIA PMMG
A Sétima Companhia de Polícia Militar Independente é subordinada a Segunda Região de Polícia Militar e foi criada pela Resolução n.º 3809-CG, de 28 de março de 2005, em parceria com o Poder Público Municipal de Igarapé.
A unidade é responsável pelo policiamento ostensivo e pelo gerenciamento das ações e operações policiais militares em 13 municípios: Igarapé, São Joaquim de Bicas, Juatuba, Mateus Leme, Florestal, Itaguara, Itatiaiuçu, Bonfim, Rio Manso, Crucilândia e Piedade dos Gerais, Itatiaiuçu e Florestal.
Atualmente, a UEOp (Unidade de Execução Operacional) está estruturada operacionalmente em seis Pelotões com responsabilidade de área, um Pelotão de recobrimento Tático Móvel e quatro Grupamentos, distribuídos nos municípios de Igarapé, São Joaquim de Bicas, Mateus Leme, Juatuba, Florestal, Itaguara, Bonfim, Rio Manso, Crucilândia e Piedade dos Gerais.
Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), tal área perfaz um espaço geográfico de aproximadamente 2.146.017 km², com uma população aproximada de 194.098 habitantes distribuídos pelos dez municípios. Esses dados demonstram que a 7ª Cia PM Ind é responsável pelo policiamento ostensivo que corresponde a aproximadamente 50% do território da 2ª RPM.