São Joaquim de Bicas promove “Dia D” de vacinação contra a gripe neste sábado (13)

0
647
Divulgação / PMSJB

Secretaria Municipal de Saúde, irá promover, no próximo sábado (13), o dia D de vacinação contra a Influenza (gripe), exclusiva para o grupo prioritário, como os idosos acima de 60 anos, crianças até 5 anos, gestantes e puérperas, entre outros.

A ação de imunização acontecerá em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), e na Policlínica Municipal, das 8h às 16h. O objetivo da mobilização é ampliar a cobertura vacinal do grupo prioritário definido pelo Ministério da Saúde, que são as pessoas com maior risco de desenvolver formas graves da doença. A meta é vacinar 90% do público-alvo.

O vírus influenza é causador de infecção aguda do sistema respiratório, com grande potencial de transmissão, e pode levar à morte. A transmissão ocorre principalmente através do contato com partículas eliminadas por pessoas infectadas (ao falar, tossir, espirrar) ou mãos e objetos contaminados por secreções.

Segundo a Secretaria de Saúde, além da imunização contra a gripe, serão disponibilizadas as doses da vacina contra a dengue, para as crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, e as vacinas de rotina previstas na caderneta de vacina. Vale ressaltar que a imunização contra a dengue só poderá ser feita caso a criança ou adolescente que não tenha sido infectado recentemente pela doença. A recomendação é aguardar o prazo de seis meses.

Para receber a imunização no dia D, é necessário apresentar o cartão de vacinação e o Cartão SUS. Os menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável.

Grupo prioritário

* Idosos acima de 60 anos

* Gestantes (em qualquer período de gestação)

* Puérperas com até 45 dias do pós parto

* Crianças de 6 meses a 5 anos

* Adolescentes em medidas socioeducativas

* Pessoas com deficiência permanente,

* Povos indígenas

* Privados de liberdade

* Trabalhadores da saúde e do transporte

* Forças de segurança e salvamento

Professores da educação básica e também da superior, além dos caminhoneiros e pessoas com comorbidades.