Com presença do vice-governador, Igarapé oficializa início das obras do Córrego Fundo

0
539
Cerimônia marca início das obras do Córrego Fundo. Foto: Roberto Maradona

O vice-governador de Minas Gerais, Professor Mateus Simões, ao lado do prefeito de Igarapé, Arnaldo Chaves, e de instituições da Justiça participaram, nessa terça-feira (26/3), do evento que marca a autorização para o início das obras de urbanização do Córrego Fundo e melhorias de vias na cidade.

O projeto, definido após consulta popular, faz parte das ações estabelecidas no Acordo Judicial de Brumadinho e vai ser executado pela Prefeitura de Igarapé.

“O que temos pra comemorar aqui é o fato de a obra já estar acontecendo e o fato de ter sido priorizada pela população. Há 30 anos os moradores de Igarapé já pensavam que esta obra era uma forma de mexer no urbanismo interno da cidade e que daria uma nova forma de lazer e uma reconfiguração ao Córrego Fundo” disse o vice-governador ao destacar a relevância da obra para a cidade.

A canalização passará pelos bairros Padre Eustáquio, São Sebastião, Panorama e Novo Horizonte. O percurso da obra será de 1,8km, que também fará a ligação direta com a marginal da rodovia BR-381, no bairro Novo Horizonte.

Segundo a prefeitura, o projeto também inclui pavimentação de vias adjacentes ao canal, construção de calçadas em toda a extensão, seis travessias (três rotatórias), espaço de convivência, ciclovia em partes e áreas verdes.

Foto: Roberto Maradona

Doze projetos definidos para Igarapé

1.    Doação de kits de feira, estruturação de feiras livres nos municípios e orientação técnica aos produtores rurais – concluído

2.    Estruturação sala de urgência de saúde – concluído

3.    Manutenção de estradas rurais e trabalho de recuperação ambiental – fase 1 – concluído

4.    Manutenção de estradas rurais e trabalho de recuperação ambiental – fase 2 – concluído

5.    Canalização do córrego Fundo – em execução pelo município

6.    Construção de centros esportivos e praças de lazer – em execução pelo município

7.    Fortalecimento da atenção primária à saúde – Bacia do Paraopeba – em execução pela Vale

8.    Fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) – em execução pela Vale

9.    Fortalecimento dos serviços socioassistenciais municipais I.3 – em execução pela Vale

10.    Programa de Educação Profissional – em execução pela Vale

11.    Promove Minas – Projeto para a Bacia do Paraopeba – em execução pela Vale

12.    Criação de Centro de Apoio às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica – em execução pela Vale

Sobre o acordo

O Governo de Minas, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o Ministério Público Federal (MPF) e a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) assinaram com a Vale S.A., em 4 de fevereiro de 2021, o Acordo Judicial de Reparação, sob mediação do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). O documento garantiu que a empresa fosse imediatamente responsabilizada pelos danos causados às regiões atingidas e à sociedade mineira devido ao rompimento das barragens B-I, B-IV e B-IVA na Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, ocorrido em 25 de janeiro de 2019.

Acordo Judicial visa reparar os danos coletivos e difusos decorrentes do rompimento das barragens da Vale S.A. em Brumadinho, que tirou a vida de 272 pessoas e gerou uma série de impactos sociais, ambientais e econômicos na bacia do Rio Paraopeba e em todo o Estado de Minas Gerais.

Trata-se de um dos mais exigentes acordos de medidas de reparação já firmado pelo Poder Público. Com o foco principal na região atingida, o acordo também garante medidas reparatórias ao Estado.  O valor global foi de R$ 37.689.767.329,00 (trinta e sete bilhões, seiscentos e oitenta e nove milhões, setecentos e sessenta e sete mil, trezentos e vinte e nove reais).