Sine Contagem promove mutirão de empregos para mulheres nesta sexta (8)

0
140
Luci Sallum / PMC

A Prefeitura de Contagem prepara, nesta sexta-feira (8/3), Dia Internacional da Mulher, um grande mutirão de oferta de empregos para moradores da cidade interessadas em uma vaga no mercado de trabalho. Por meio do Sine, que faz a captação de vagas junto às empresas, está programado um dia inteiro de atendimentos e atividades recreativas, inclusive, com espaço reservado às crianças. Os atendimentos serão das 9h às 16h, na sede do Sine, no Centro de Contagem.

Paralelamente aos cadastros, estão programadas oficinas de artesanato, culinária, segurança alimentar e nutricional, estandes de serviços e espaço de recreação com monitores. “Sabemos que muitas mães não vêm ao Sine por causa das crianças. Por isso, vamos montar um espaço para que monitores olhem as crianças enquanto as mães aguardam o atendimento. Além disso, outras atrações, como oficinas e orientações acontecerão para as candidatas”, relatou.

Mais de dez empresas estarão presentes no dia, de acordo a subsecretária de Trabalho e Geração de Renda, Mara de Castro. “Estamos em contato com várias empresas, que irão enviar representantes para entrevista já no Sine. Lembramos, ainda, que a candidata que for ao mutirão poderá, também, buscar outras duas cartas de recomendação. Ela poderá analisar, não apenas as vagas das empresas, mas as demais que, diariamente, são anunciadas por aqui”, esclareceu.

De acordo com a subsecretária, a Prefeitura de Contagem abre, nesta sexta, mais uma frente de empregabilidade, que tem se tornado uma marca da atual gestão. “Contagem é a segunda cidade que mais emprega em Minas Gerais, com uma crescente no número de ofertas e, ainda, com a chegada de grandes empresas. Isso possibilita que mais pessoas da cidade integrem o quadro de trabalhadores formais”, disse.

Somente entre 2021 e 2023 foram mais de 26 mil empregos distribuídos em diversos setores. A cidade fica atrás, apenas, de Belo Horizonte e já se consolida como a terceira maior economia de Minas Gerais. “Isso acontece devido aos incentivos realizados pelo governo por meio dos programas municipais e das políticas públicas do governo federal”, destacou.

“Contagem, hoje, possui uma política desenvolvimentista, que trouxe novos investidores para a cidade, ao mesmo tempo, em que conseguiu reter no município grandes empresas, além do trabalho incessante do setor de intermediação de mão de obra realizado pelo Sine, que busca novas vagas de emprego e facilita a proximidade delas com os candidatos”, completou.

Atualmente, são mais de R$1,5 bilhão em investimentos na cidade que geram empregos diretos e indiretos para a população. Eles perpassam pelas grandes obras executadas nas oito regiões do município e englobam os diversos setores (mobilidade, saneamento, urbanização, saúde, social, esporte, cultura, dentre outros). A atração de empregos também está ligada à agilidade proporcionada pelo governo no licenciamento das empresas e o diálogo constante da Prefeitura com os empresários.

“Diante desta ligação próxima que a gestão vem tendo, vamos promover este feirão de empregabilidade, tendo como público-alvo a mulher. Haverá oportunidades para quem tem ou não experiência. Todas estão convidadas”, destacou Mara.