Servidor da rede estadual de Betim é premiado como melhor professor do Brasil

0
487
Jardel Ferreira Pedrosa, da Escola Estadual Amélia Santana Barbosa, em Betim, foi eleito como Professor do Ano 2023. Foto: Arquivo pessoal

Após uma disputa com número recorde de participantes, o professor de inglês Jardel Ferreira Pedrosa, da Escola Estadual Amélia Santana Barbosa, em Betim, foi eleito como  Professor do Ano 2023, pelo portal de conteúdos educacionais Toda Matéria. O professor da rede estadual foi selecionado entre 2.851 indicações de todo o país. A iniciativa reconhece e incentiva os professores brasileiros e avalia a relevância do trabalho desenvolvido para a educação e o impacto das ações do projeto nos alunos e na interação com a comunidade escolar.

Para conquistar a segunda edição do prêmio, Jardel se destacou com um projeto que implantou há mais de duas décadas em escolas públicas onde leciona, onde ele agrega dança, artes plásticas, educação física e outras disciplinas. Por estar há tantos anos desenvolvendo a iniciativa, o professor hoje leciona para a segunda geração de alunos, ou seja, filhos de ex-alunos.

“Estou muito feliz pelo prémio e dedico ele aos estudantes envolvidos, sem eles não seria possível desenvolver esse projeto. Desenvolvemos um trabalho coletivo, respeitando a individualidade de cada um e as diversas formas do uso da língua inglesa. Normalmente eles começam o projeto de forma desconectada e no fim do ciclo estão altamente envolvidos. Isso é fantástico”, conta o professor emocionado, que só na E.E, Escola Estadual Amélia Santana Barbosa desenvolve esse projeto há 13 anos.

Projeto multidisciplinar

Clip Project – como é chamada a iniciativa idealizada por Jardel, já atendeu mais de 17 mil alunos. O objetivo é promover a interdisciplinaridade entre a Língua Inglesa, Artes e Educação Física como um atrativo para os alunos. “Funciona como uma verdadeira ponte entre a criatividade individual, coletiva e a construção de uma sociedade de fato inclusiva, plural, responsável com a preservação ambiental e promotora de uma convivência de respeito às diferenças”, acrescenta o Professor do Ano 2023.

Em cada edição é escolhida uma temática. Para 2023 as atividades foram inspiradas nos filmes do cineasta norte-americano Tim Burton. “Para montar os videoclipes, ao longo dos 4 meses do projeto, os estudantes desenvolveram muito mais do que a prática e a familiaridade com o idioma estrangeiro, eles partilharam experiências que vão levar para a vida toda e para o cotidiano de sua inserção social e interações, explica Jardel.

Neste ano, mais de 2 mil pessoas prestigiaram a mostra dos trabalhos produzidos na escola de Betim. “É muito gratificante ver a empolgação no rosto dos jovens, com a expectativa de mostrar seus talentos para a família e para a comunidade”, conta.