Vacimóvel de Betim completa dois anos em funcionamento com mais de 88 mil doses de vacinas aplicadas

0
474
Secom / Betim

Implantado em 16 novembro de 2021, o Vacimóvel da Prefeitura de Betim completa, nesta quinta-feira (16), dois anos de funcionamento com mais de 88 mil doses de vacinas aplicadas até o último dia 13.  Por meio do posto-volante são realizadas, em média, 200 imunizações por dia, número superior ao executado em qualquer outro núcleo de vacinação do município. A unidade móvel foi a primeira criada na rede pública de saúde do país e sua experiência exitosa é modelo para diversos outros municípios e estados.

Empenhado em diversas campanhas, o Vacimóvel é um diferencial  na estratégia de imunização do município. O veículo circula pelos pontos mais movimentados da cidade, onde há maior circulação de pessoas, participa de eventos, percorre empresas, instituições de ensino e outras entidades oferecendo vacinas para a população, tanto em horário comercial como em horários alternativos, no período noturno e nos fins de semana. A programação semanal do posto-volante pode ser acessada no portal da Prefeitura de Betim: www.betim.mg.gov.br.

“O Vacimóvel é um posto-volante idealizado para ampliar  o acesso de toda a população à imunização, tanto de rotina quanto de campanhas sazonais. Com ele, estamos conseguindo abranger um expressivo número de pessoas e garantir melhor cobertura vacinal em Betim”, afirma a secretária municipal de Saúde, Patrícia Evangelista.

A iniciativa de sucesso do Vacimóvel de Betim já foi apresentada em diversos congressos de saúde pública pelo país. Em agosto de 2023, o projeto foi apresentado para a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) – órgão da Organização Mundial da Saúde, com a participação de representantes do Ministério da Saúde e do Programa Nacional de Imunizações.

Neste mês, o projeto será apresentado no Congresso Sul, Sudeste e Centro-Oeste de Secretarias Municipais de Saúde, realizado nesta semana, em Florianópolis-SC ; na IV Jornada de Imunização de Minas Gerais, da Sociedade Brasileira de Imunizações, neste sábado (18), em Belo Horizonte ; e no Congresso Brasileiro em Defesa da Vacinação, evento realizado na próxima quarta-feira (22), também em Belo Horizonte.