Cemitérios de Betim recebem melhorias para feriado de Finados

0
614
Cemitério Cachoeira, em Betim. Foto: Secom

A Prefeitura de Betim, por meio da Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito (Ecos), realizou diversas melhorias nos quatro cemitérios do município, com o objetivo de oferecer ambientes mais acolhedores para os visitantes no Dia de Finados, 2 de novembro. As intervenções, que já vinham sendo realizadas ao longo do ano, foram intensificadas neste mês. 

Na região Central, o Cemitério Municipal Jardim Parque da Cachoeira recebeu os serviços de roçada e manutenção do gramado, pintura externa nas capelas-velórios e revitalização dos blocos de identificação dos jazigos. A necrópole já havia recebido anteriormente 39 novas luminárias de LED em substituição às antigas lâmpadas de vapor de sódio. A medida promove economia de energia e mais eficiência na iluminação do espaço. Já no tradicional Cemitério Municipal Nossa Senhora do Carmo, próximo à praça Milton Campos, houve a revitalização da pintura das áreas de serviço. 

O Cemitério Municipal Parque Retiro da Saudade, na região do Citrolândia – construído para receber os familiares dos abrigados na Colônia Santa Isabel durante o período de segregação – recebeu limpeza nas caixas d’água e de gordura, e na rede pluvial. A pintura dos meios-fios foi renovada e as tampas dos jazigos foram substituídas por um modelo único de concreto que facilita o fechamento dos túmulos. 

O Cemitério Municipal Reino da Rosas, na Colônia Santa Isabel, recebeu roçada entre as sepulturas e um novo muro ao lado da entrada principal. O local passou ainda pela reforma de uma área destinada à recepção dos visitantes e ao setor administrativo da unidade, além da construção de vestiários.

A Diretora de Serviços Ambientais da Ecos também executou ainda serviços de capina e roçada em toda a extensão da avenida Amazonas, nas rotatórias, e no entorno das necrópoles, nos quartos cemitérios públicos. 

Periodicamente, em todos as necrópoles municipais, ocorrem manutenções elétricas, dedetização, poda de galhos, limpeza mecanizada, transporte de detritos e entulhos, limpeza das caixas d’águas, limpeza das calhas, manutenção entre os túmulos e manutenção das janelas dos velórios. 

“Apesar da força-tarefa realizada neste período, é importante ressaltar que a manutenção dos cemitérios é contínua. Nosso objetivo é tornar esses ambientes mais acolhedores para aqueles que mais precisam, num momento de despedida ou em visitas. Buscamos sempre deixar os jardins e a infraestrutura bem-cuidados para que a experiência de quem perdeu um ente querido seja apenas de saudade”, afirma o presidente da Ecos, Wilton Magno Leite.   

Confira os endereços dos cemitérios municipais 

Cemitério Municipal Parque Jardim da Cachoeira – avenida Amazonas, 501, bairro Cachoeira.

Cemitério Municipal Parque Retiro da Saudade – rua Coelho Neto, 320, bairro São Salvador.

Cemitério Reino das Rosas – Alameda da Saudade, 62, Colônia Santa Isabel.

Cemitério Nossa Senhora do Carmo – avenida Padre Osório Braga, 94, Centro.