Setembro Amarelo: saúde mental é tema de ações em Betim na próxima semana

0
143
Foto: Prefeitura de Betim

Setembro é o mês de prevenção ao suicídio em todo o Brasil e, para fortalecer a importância dos cuidados com a saúde mental, a Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Adjunta de Segurança Pública, promove, nas próximas quarta (13) e quinta-feira (14), ações especiais em alusão à campanha nacional.

Na quarta, a gestão municipal promove, às 14h, a palestra “Suicídio: precisamos falar sobre isso”, ministrada pela pedagoga e especialista em análise comportamental, Simone Elizabeth da Silva. O evento ocorrerá no auditório  Ady Rosa de Freitas, no Centro Administrativo João Paulo II. A palestra é gratuita e aberta ao público.

Na quinta, a Guarda Municipal realiza, das 10h às 12h, uma blitz educativa para conscientizar a população sobre a importância do diálogo acerca do tema e do acolhimento a quem precisa de ajuda. A ação será realizada no entorno da Praça do Encontro, um dos pontos mais movimentados da cidade.

Números alertam

A campanha Setembro Amarelo simboliza um mês de ações em todo o país que marcam o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, celebrado e endossado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no dia 10. Segundo a OMS, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, mas, ainda segundo a organização, existem episódios subnotificados que podem ultrapassar a marca de 1 milhão de casos. No Brasil, a estimativa do governo federal é de 14 mil casos por ano, o que representa uma média de 38 por dia. Entre 2010 e 2019, o país registrou mais de 112.200 mil mortes por suicídio. Em Betim, segundo dados do Observatório de Segurança Pública do município, foram registrados, de janeiro a julho deste ano, 24 tentativas e 23 casos consumados de suicídio.

Rede de Atenção Psicossocial

A Prefeitura de Betim oferece, por meio da Rede de Atenção Psicossocial (Raps), acolhimento e cuidado para as pessoas que vivenciam sofrimento mental, de forma gratuita e contínua. Além dos serviços da rede especializada, os pacientes que necessitam de cuidados em saúde mental também recebem atendimento e acompanhamento das equipes multiprofissionais (eMulti) da Atenção Primária à Saúde.

Atualmente, a Raps é composta por três Centros de Referência em Saúde Mental  (Cersam Betim Central, Cersam Teresópolis e Cersam Citrolândia), do Centro de Referência Infanto-Juvenil (Cersami), do Centro Psicossocial de Álcool e Drogas (Caps AD), do Centro de Convivência Estação dos Sonhos e de três Serviços Residenciais Terapêuticos.

As unidades da rede especializada contam com diversos profissionais: psicólogos, psiquiatras, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, auxiliares de farmácia, equipe de suporte administrativo e serviços gerais.