Bebê de 3 meses morre por meningite em Betim

0
235

Nessa quarta-feira (12), um bebê de apenas 3 meses e 10 dias teve a morte confirmada por meningite pneumocócica, em Betim.

No último dia 3 o bebê foi transferido da UPA Norte para o Centro Materno-Infantil com suspeita da doença, onde realizou exames e teve a confirmação.

A criança ficou na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) até o último domingo (9), quando o quadro de saúde piorou e evoluiu a óbito.

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica do município, nos últimos dois anos foram notificados 46 casos suspeitos de meningite em Betim, sendo 38 confirmados até o momento. No mesmo período, ocorreram cinco óbitos por causa da doença: dois em 2021 e três em 2022.

Apesar das mortes, a Prefeitura de Betim afirma que, segundo dados epidemiológicos, não há um avanço da doença no município.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) disse que não foi notificada sobre o óbito.

Vacinação
A vacinação é fundamental para a prevenção da meningite. O esquema vacinal é iniciado logo após o nascimento do bebê, por meio da vacina BCG. As informações sobre a imunização podem ser encontradas no site da pasta.