Igarapé e São Joaquim de Bicas recebem sinalização em áreas de fuga da mineração

0
634

Como parte do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM), Igarapé e São Joaquim de Bicas estão implementando as ações preventivas, como a instalação de placas de sinalização como pontos de encontros e de rotas de fuga, visando a segurança das comunidades que estão nas proximidades de suas operações.

 O objetivo das placas é informar que a área é atendida pelo PAEBM e qual o procedimento básico a ser adotado em caso de necessidade. Tudo que vem sendo realizado na região está alinhado com as Defesas Civis dos municípios e do estado, prefeituras e Ministério Público de Minas Gerais.

A mineradora reforça que as barragens estão estáveis, seguras e atendem a todos os requisitos exigidos pela legislação, tendo a mais recente declaração de estabilidade – DCE, emitida em 28 de setembro de 2022, por auditor externo, podendo ser acessada no site da ANM – Agência Nacional de Mineração.

Segurança das barragens

De acordo com a mineradora, todas as barragens estão desativadas. As estruturas estão estáveis, seguras e atendem a todos os parâmetros de segurança estabelecidos pela legislação, conforme consta na declaração de estabilidade – DCE, emitida em agosto de 2022, por auditor externo, e protocolada nos órgãos competentes. Mesmo assim, a Morro do Ipê vem realizando obras para elevar os níveis de segurança e preparar as estruturas para futura descaracterização.

As barragens são instrumentadas com modernos equipamentos de precisão e monitoradas por câmeras de alta resolução em tempo real, 24 horas, 7 dias por semana. Uma das estruturas já foi descaracterizada, a B1 Ecológica, e a elaboração dos projetos executivos para descomissionamento das demais (B1 Ipê, B1-Auxiliar e B2 Tico-Tico) estão em andamento.