Mestras de Igarapé marcam presença no Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes e ensinam receitas de família

0
262
Foto: Divulgação/Usiminas

Nas últimas semanas, com patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a 25ª edição do Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes, iniciativa do Projeto Fartura – Gastronomia do Brasil, reuniu milhares de pessoas na cidade histórica mineira para resgatar e valorizar as tradições da região.

A convite da companhia, as Mestras de Igarapé, município vizinho à Mineração Usiminas, marcaram presença no evento para compartilhar receitas e muitas dicas culinárias com o público. Entre as delícias que elas apresentaram estão biscoito de polvilho, bolo e um doce feito com o mel produzido no Viveiro de Mudas mantido pela empresa em Ipatinga. As convidadas foram Maria Ubalda e Lilia da Quita, presentes em quatro dias do festival.  Com ingredientes cultivados nos quintais de suas casas, essas personalidades mantêm viva a tradição da cozinha afetiva que conecta gerações, incentivando a união das famílias e a preservação da memória gastronômica. Houve também participação especial de chefs e degustação.

Presidente da Associação das Mestras da Culinária de Igarapé (Asmeci), Maria Ubalda tem como grande influenciadora na gastronomia a sua mãe, Santa Alves da Silva, que lhe ensinou os primeiros passos na cozinha. Uma das receitas de família é o biscoito de polvilho Gravetinho, batizado com esse nome porque quando ainda era bem menina, Maria Ubalda buscava gravetos para dona Santa esquentar o forno do fogão à lenha e assar a iguaria. Ubalda também foi a responsável por fazer o esperado pão de mel, sucesso culinário da Mestra desde 2017.

“Busco selecionar ingredientes mais naturais. Além do mel da Usiminas, produzido de forma sustentável, usei açúcar mascavo e canela; fez muito sucesso. Fiquei muito agradecida e emocionada com o convite, pois, tenho muita gratidão pelo apoio que recebemos. Foi um prazer muito grande estar no Festival de Tiradentes e mostrar a tantas pessoas o que sei fazer”, afirma.

As convidadas fazem parte da Associação das Mestras da Culinária de Igarapé (Asmeci), responsável pelo Festival Igarapé Sabor  – Mestras e seus Temperos. O evento, que valoriza as tradições e contribui para o fomento da economia do município, foi realizado em julho, com patrocínio da Mineração Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e apoio do Instituto Usiminas e da Prefeitura de Igarapé.