Mentes Digitais dá início a semestre com cursos gratuitos

Projeto oferece cursos de robótica, inglês e informática

0
204
Foto: Divulgação/Usiminas

Na última quinta-feira (4), o projeto Mentes Digitais, do Instituto Metamorfose, marcou o início do semestre com um evento de boas-vindas aos alunos. A ação, que oferece curso de robótica, inglês e informática para jovens de 13 a 18 anos de Igarapé e região, conta com o apoio da Mineração Usiminas, por meio do Fundo Municipal da Infância e da Adolescência– FIA.

Durante o evento, a fundadora e presidente do Instituto Metamorfose, Fernanda Cruz, recebeu o gerente de Obras da Mineração Usiminas, Athenágoras Aguiar, para um bate-papo com os jovens que participam da iniciativa. “Compartilhar um pouco das minhas trajetórias pessoal e profissional com crianças e adolescentes cheios de planos e tão comprometidos com o futuro foi uma grande emoção. Revisitar as oportunidades que me esforcei para não perder e relembrar os ‘nãos’, que acabaram se tornando combustível para que eu não desistisse de trabalhar com o que eu realmente gosto, foi a maneira que encontrei de dizer que persistência, trabalho e ética devem ser nossos companheiros de jornada. Sensacional saber que a Mineração Usiminas investe em tantos projetos, dentre eles, na formação dos alunos do Instituto Metamorfose”, comentou Athenágoras. 

Oportunidade 

Na ocasião, os alunos João Victor Otoni (17) e Eduardo Lucas Amaral (16) apresentaram e impressionaram a todos com o escopo de um plano de robótica desenvolvido por eles para uso em mineradoras. Isso mostra o quanto o desenvolvimento das atividades está alinhado com o mercado e com a vocação da região.

Para Fernanda Cruz, é sempre satisfatório começar um novo ciclo, dando oportunidade para crianças e adolescentes de Igarapé ampliarem as suas competências. “(No projeto) os alunos aprendem melhor a matemática, trabalho em equipe, raciocínio lógico, dentre outros conteúdos que os preparam para os desafios contemporâneos e futuros. Contar com nossos apoiadores nos mantém de portas abertas para fazer o bem. Agradeço à Mineração Usiminas pela parceria que tanto nos alegra e também pela presença neste evento que tem foco em lembrar aos alunos que grandes empresas são feitas por grandes pessoas, suas histórias, sonhos e dedicação”, afirmou.