Igarapé: castração gratuita de cães e gatos começa nesta segunda

0
1872
Foto: Secom Igarapé / Arquivo

Tem início, nesta segunda-feira (20), e vai até a próxima sexta-feira (24), o mutirão de castração de cães e gatos gratuito em Igarapé. Ao todo, 240 senhas já foram distribuídas pelo município para a população no início desde mês.

O mutirão acontecerá no Barracão do Produtor, localizado na Rua Rondônia, 171, bairro Vale do Amanhecer, das 7h às 15h. Todos os animais aptos a participarem do mutirão foram previamente cadastrados e agendados por dia e horário pré-determinados.

“O projeto de controle populacional de cães e gatos é um importante passo para melhoria da qualidade de vida dos nossos animais e diminuição do abandono, devido a não obtenção de crias indesejáveis. A castração é um procedimento cirúrgico, no qual o animal fica infértil e ajuda na diminuição da incidência de tumor de mama e infecção uterina nas fêmeas e tumores nos machos”, explica a veterinária Lívia Alves.

Mutirão

No dia da castração, serão realizados exames clínicos para os animais sem raça definida. Já para os animais de raça, será exigida a apresentação de exames de sangue e eletrocardiograma, por terem maior sensibilidade ao procedimento.

Durante o período de espera pela castração, os tutores dos animais receberão orientação pós-cirúrgica e palestras educativas sobre zoonoses e guarda responsável.

De acordo com a Zoonoses, o mutirão é projetado para 300 atendimentos, com  a realização de até 60 cirurgias por dia. A empresa Pets Sem Fronteiras é a responsável pela ação.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o Departamento de Zoonoses no telefone: 3534-2336.