Hospital 272 Joias é inaugurado em Igarapé

0
765

Na manhã desta terça-feira (17/05), o Icismep – Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paraopeba, inaugurou o Hospital 272 Joias, em Igarapé, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A solenidade contou com a presença do governador de Minas, Romeu Zema.

Segundo o presidente do Icismep e prefeito de São Joaquim de Bicas, Guto Resende, foram investidos mais de 13 milhões na construção do novo prédio. Durante a solenidade, ele destacou a importância do Icismep. “É importante prestigiar o apoio dado pelo Governo Federal e Governo Estadual para que esta construção fosse realizada. Mas quero aqui fazer um pedido: vamos conhecer mais o Consórcio. Vamos ajudar mais os consórcios”.

Em coletiva aos veículos de imprensa, o Zema destacou a importância da construção de mais um Hospital Icismep. “Eu sempre digo que, se o interior tiver fortalecido, automaticamente a capital fica menos sobrecarregada. E hoje nós estamos dando aqui mais esse passo que é a inauguração desse novo prédio do Icismep. Nós estamos dando hoje mais um importantíssimo passo e fortalecendo a saúde de Minas Gerais.”

Atendimento

A nova unidade de saúde faz parte de um consórcio entre 65 municípios do estado, que somam uma população de mais de 3 milhões de habitantes. Os consórcios atuam na média complexidade, por isso, seus hospitais não atendem urgências e emergências. As especialidades atendidas são referentes às demandas dos municípios consorciados.

O Hospital 272 Joias será um hospital-dia, com atendimentos eletivos de consultas, exames e cirurgias nas especialidades de Dermatologia, Oftalmologia, Angiologia, Ortopedia e Otorrinolaringologia, incluindo exames de Fonoaudiologia. Ao todo, serão cerca de 70 profissionais disponíveis atuando nos atendimentos, com capacidade para atender mil paciente por dia. O hospital conta também com atendimento de todas as espécies de ultrassonografias, teste ergométrico, eletroneuromiografia e eletroencefalograma.

Estrutura do hospital

Para a construção do hospital, foram investidos mais de R$ 13 milhões, recursos estes repassados pelo Governo Federal, estadual e dos municípios que integram o consórcio.

A unidade foi erguida em uma área de 10 mil metros quadrados, com 3.700 m² de área construída. Dentro do hospital foram construídos diversos consultórios, salas de exames, centro cirúrgico com quatro salas, e toda a estrutura de pré e pós operatório. O espaço contém também refeitório, área de convivência interno e estacionamento.

272 Joias

A unidade de saúde ganhou o nome de “Hospital 272 Joias”. O nome foi escolhido em homenagem às vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho, em 2019.