1º Encontro de redes locais reúne parceiros do meio ambiente em Igarapé

0
273

O 1º Encontro de Redes Locais reuniu, no auditório da Prefeitura de Igarapé, nessa última segunda-feira, 18, representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Associação Catadores Parceiros do Meio Ambiente de Igarapé (APAIG), empresários e parceiros.

Durante o evento foi realizado treinamento pela RC8 Consultoria, com palestra e apresentação de projeto pela diretora executiva da empresa, Raquel Chrispim, e a especialista em Gestão de pessoas, Christiane Vilela. Também foram apresentados, pelo secretário de Meio Ambiente, Isaías Abreu, os projetos Recicla Mais Igarapé e Igarapé Resíduos, desenvolvidos pela prefeitura.

O objetivo foi reunir os integrantes da APAIG com parceiros locais para soluções em favor do meio ambiente, tendo o catador/coletor como um agente ambiental. Na ocasião, houve troca de experiências, sugestões e relatos a respeito dos processos da coleta seletiva e reciclagem adotados no município, além do planejamento para o importante trabalho realizado pela associação, em parceria com a prefeitura.

Os agentes ambientais da APAIG compartilharam as atividades diárias de seu trabalho. Eles recebem os materiais transportados institucionalmente pela prefeitura até o galpão da associação, que é aberto também para receber materiais descartados pela população e outros parceiros. A partir da triagem realizada, os coletores identificam o que é reciclável e destinam o que não for para o aterro sanitário.

Foi definida a realização de novos encontros trimestrais, com discussões sobre os temas a serem trabalhados na associação, como educação ambiental, conscientização da população e estruturação da entidade.