Em Betim, uso de máscara em locais fechados torna-se opcional a partir de hoje (4)

0
472
Foto: Secom Betim

Em Betim, a partir desta segunda-feira (4), o uso de máscara em locais fechados torna-se opcional. Segundo a prefeitura, a determinação leva em conta a queda expressiva do índice de contaminações e, principalmente, de casos graves de covid-19 na cidade.

O decreto nº 43.321 – publicado em edição especial do Órgão Oficial nesta sexta (1º) – estabelece, entretanto, que os estabelecimentos devem seguir cumprindo normas de biossegurança, como manter os ambientes ventilados; prover soluções com álcool 70% para higienização das mãos de colaboradores e clientes; ampliar a limpeza de pisos, corredores, corrimãos, mesas e cadeiras; dentre outras regras.

O decreto não se aplica aos usuários e prestadores de serviços do transporte coletivo municipal e de aplicativos e similares. A medida também não vale para locais de prestação de serviços de saúde, tanto a rede pública quanto a privada. O documento também não exclui ações fiscalizatórias, nem exime possíveis infrações de sanções administrativas, cíveis e criminais cabíveis.

“Nesses últimos dias não registramos nenhum caso de Covid-19 em pacientes internados.  As contaminações foram gradativamente diminuindo, principalmente ao longo dos últimos 30 dias, e, não tendo mais casos e com uma população vacinada em mais 90% do público-alvo, entendemos que podemos decretar o fim da obrigatoriedade. Aconselhamos, porém, o uso facultativo para aqueles que desejam ter mais proteção por algumas semanas”, informa o prefeito de Betim, Vittorio Medioli.